PREFEITURA MUNICIPAL
DE BEBERIBE – CEARÁ
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO DE
PROJETOS EDUCACIONAIS
GERÊNCIA DO PETECA
MANUAL 2014
PROJETO DE TRABALHO
e
FORMAÇÃO
DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E
DOS PROTAGONISTAS SOCIAIS NA LUTA PELA
ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM
BEBERIBE – CEARÁ
ÍNDICE
Apresentação, 1
Justificativa, 1
Objetivos do Peteca, 1-2
Público-alvo, 2
Horário, Pauta e Conteúdo da
Formação,2
Execução e metodologia do Programa, 2-3
Orientações gerais sobre o trabalho infantil, 3-4
Dados do PETECA em Beberibe, 4-6
Plano de trabalho anual do PETECA, 7-9
Agenda ETI 2013-2016, 9
FONTE: SITE DO JORNAL O POVO
1.
APRESENTAÇÃO
O Programa de Educação contra a Exploração do
Trabalho da Criança e do Adolescente, ou simplesmente PETECA, originado no
Ministério Público do Trabalho e posto em prática através de parceria com a
Secretaria de Educação de Beberibe, é um conjunto de ações, postas em prática a
partir da Escola, voltadas para os temas relativos aos direitos da criança e do
adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao
trabalhador adolescente. Tais ações podem ser estendidas ao Ensino Médio, onde
o trabalhador adolescente se insere, e instituições e órgãos envolvidos com o
tema.
Busca-se, com o PETECA, intensificar o processo de
conscientização da sociedade com ênfase na erradicação do trabalho infantil,
rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da
criança e do adolescente. Em Beberibe, a sua continuidade e extensão às escolas
de Ensino Médio e outras repartições visa não só ampliar o espaço de discussão
do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas também fortalecer o combate ao
trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, bem como consolidar
as iniciativas locais e auxiliar a pôr em prática as políticas públicas
referentes à criança e ao adolescente.
A base desta apostila é o material fornecido pelo MPT
em suas capacitações e campanhas, além do ECA, da Constituição Federal e outras
fontes (ODM, Selo Unicef, Prefeito Amigo da Criança, IBGE...).
2.
JUSTIFICATIVA
O trabalho
infantil traz sérios prejuízos para a educação, tais como a evasão e o baixo
rendimento escolar. Por isso começar a luta pela erradicação do mesmo a partir
da escola, instituição de profundo alcance social, onde a importância da
formação de cidadãos conscientes e comprometidos encontra os primeiros e
maiores interessados no tema: os alunos, todos eles crianças ou adolescentes.
Segundo o Censo de 2010, 966 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos,
trabalhavam no município de Beberibe, com mais de 600 deles não frequentando a
escola.
Por outro lado, é
preciso investir na proficiência dos profissionais da educação e de outros
órgãos e entidades para identificar crianças e adolescentes em situação de
trabalho. Isto qualifica a escola e toda a sociedade no papel que têm de fortalecer
o Sistema de Garantia de Direito, com vistas à efetivação de políticas públicas
de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.
As ações do Projeto
MPT na Escola/PETECA atendem à Lei 11.525/2007, que acrescentou o 5º parágrafo
ao artigo 32 da Lei nº 9.394/94 (LDB), que diz: “O currículo do ensino fundamental
incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos
adolescentes, tendo como diretriz a Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que
institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e
distribuição de material didático adequado”.
3. OBJETIVOS DO PETECA
GERAIS
Intensificar o processo de conscientização da
sociedade beberibense com vistas à erradicação do trabalho infantil e à
proteção ao trabalhador adolescente e, assim, romper as barreiras culturais que
dificultam a efetivação dos direitos dos mesmos.
Fortalecer o Sistema de Garantia de
Direitos no intuito da ampliação, quantitativa e qualitativa, das políticas
públicas voltadas à criança e ao adolescente, a partir da consolidação das
ações locais
ESPECÍFICOS
Estabelecer parcerias entre a Prefeitura de Beberibe,
através da sua Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Ministério Público
do Trabalho (MPT) para o desenvolvimento dos temas relativos aos direitos e
deveres da criança e do adolescente na proposta pedagógica e no currículo das
escolas de Ensino Fundamental.
Redistribuir o material de apoio pedagógico sobre a
erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, cedido
pelo MPT, prioritariamente para as escolas do Ensino Fundamental, para o Núcleo
de Educação Especial e para as Instituições, Secretarias e profissionais
capacitados.
Promover eventos nas comunidades e realizar debates, palestras
e similares nas escolas, nas salas de aula, em órgãos e locais públicos sobre o
Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizando a erradicação do trabalho
infantil e a proteção ao trabalhador adolescente com vistas à conscientização
dos alunos, pais, funcionários públicos e a população em geral para que não
explorem nem tolerem a exploração de tal forma de trabalho.
Incentivar os alunos e os professores a realizarem
tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente
sobre trabalho infantil e promover eventos para a divulgação dos resultados de
tais atividades.
Capacitar e sensibilizar os profissionais da
Educação e de outras Instituições, Áreas e/ou Secretarias, para que atuem como
multiplicadores no processo de conscientização da sociedade no intuito da
erradicação do trabalho infantil e da proteção ao trabalhador adolescente.
4.PÚBLICO-ALVO
Estudantes das escolas públicas do Ensino
Fundamental do 1º ao 9º ano.
Professores.
Diretores.
Coordenadores pedagógicos.
Profissionais de entidades educacionais
particulares e estaduais.
Profissionais de órgãos e secretarias municipais.
Profissionais da Educação Infantil e da Educação
Especial.
Núcleos de Assessoria Pedagógica da SME.
5.DATA, LOCAL E HORÁRIO DA FORMAÇÃO
Dia 24 de abril de 2014, no Centro de
Treinamento Sítio Bom Jardim,
Beberibe, Ceará – das 8h00min às 16h00min.
6.PAUTA E CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
PAUTA
1. Início: recepção com café da
manhã (8h00min-8h30min).
2.Introdução, apresentação dos
formadores e pauta da formação (8h30min-8h50min).
3.Apresentações dos conteúdos e PTA
do PETECA e da Diagnose do Trabalho Infantil (8h50min-9h50min);
4. Apresentações dos selos de
reconhecimento, programas, conselhos e secretarias (9h50min-11h20min).
5.Oficinas - 1º
momento (11h20min-13h00min).
6.Intervalo para o Almoço (13h00min-14h00min).
7.Oficinas - 2º momento
(14h00min-15h30min).
8.Encerramento: apresentação dos
resultados das oficinas; informações; recebimento das Fichas de Informação e
das Folhas do Plano de Ação PETECA 2014/Escola. Despedida. (15h30min-16h00min).
CONTEÚDOS
a)
O PETECA:
apresentação, objetivos; calendário; regulamento e concursos; metodologias de
abordagem e apresentação dos materiais do professor e do aluno do Ensino
Fundamental. Plano de Ação do PETECA (40 min).
Responsável:
Onésimo Remígio.
b) Ações de Sensibilização e a Diagnose
do Trabalho Infantil e Adolescente nas escolas de Beberibe: o que é, qual a
importância e a abordagem (20 min).
Responsável:
SME/Núcleos Pedagógicos.
c)
Os selos
de reconhecimento: UNICEF, PPAC/Selo Abrinq e as ODMs (15 min).
Responsável:
Lucelena Honorato.
d) Os Conselhos e as ações voltadas
para a Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente: CMDCA,
CONTUBE; a CMETI, o FETIBE e a Agenda ETI de Beberibe (20 min).
Responsáveis:
Karoline Castro/CONTUBE.
e)
PSE e PME
no desenvolvimento do PETECA (20 min).
Responsável:
Telma Coutinho.
f)
SASC:
ações de enfrentamento ao trabalho infantil (20 min).
Responsável:
SASC/CREAS.
g)
Projeto
Com Amor – potencializando as ações do PETECA – introdução às oficinas
pedagógicas (15 min).
Responsável:
Márcio Leandro.
h) Oficina – 1º momento: construção do
PTA escolar do PETECA e da Agenda Municipal de Prevenção e Erradicação do
Trabalho Infantil... (Agenda ETI).
i)
Oficina –
2º momento: construção do PTA escolar do PETECA e da Agenda Municipal de
Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil... (Agenda ETI).
I. Oficina prática de figurinos e adereços cênicos.
II. Oficina de criação musical.
III. Oficina do cordel: estrutura, poesia, rima e
xilogravura fria.
IV. Oficina de teatro: roteiro, texto e expressão
corporal.
(Obs.: pauta e conteúdo podem sofrer modificações.)
7. EXECUÇÃO E
METODOLOGIA DO PROGRAMA
A nível local,
o PETECA fomenta, através da sua coordenação municipal, e indo além do Termo de
Compromisso entre a SME e o MPT, a realização de várias ações e parcerias, como seminários, o FETIBE e a CMETI.
O PETECA tem sua capacitação no mês de abril e suas atividades
desenvolvidas ao longo do primeiro semestre (abril/ maio/junho), sendo que os trabalhos
selecionados para representar cada escola devem ser entregues na SME até a
última semana de maio. Na primeira semana de junho, acontece a seleção das
atividades que representarão o município. Essas datas serão rigorosamente
cumpridas e a metodologia de seleção dos trabalhos que representarão Beberibe
nos concursos do PETECA ficará a cargo da supervisão pedagógica da SME. Quanto
aos resultados da semifinal e da final, todas ocorrem no segundo semestre, sob
responsabilidade do MPT.
A oficina
municipal (1ª etapa local), cujo
público-alvo são os diversos protagonistas do Programa no município, deve ter o mínimo de 16h/a, assim
divididas: formação inicial (8h/a), sob responsabilidade da SME e
parceiros; e, as oficinas escolares destinadas a professores e alunos(8h/a),
orientadas pela coordenação pedagógica da escola e outros multiplicadores,
ocorrendo no ambiente escolar. Os multiplicadores participantes da formação inicial também são responsáveis
pelos momentos de planejamentos
específicos (orientações
pedagógicas) do PETECA na escola (2ª etapa local), cujo público-alvo são os
professores da escola e devem corresponder a 8h. A abordagem em sala de aula (3ª etapa local), com no mínimo12h, tem
como responsáveis os professores e público-alvo os alunos.
A produção e avaliação de tarefas (4ª
etapa local), com no mínimo 4h, tem como responsáveis os alunos (sob orientação
do Núcleo Gestor e professores), e o seu público-alvo é a comunidade escolar e
o público em geral. Os professores de cada escola avaliarão e selecionarão, com
apoio do Núcleo Gestor (e convidados competentes, se o desejarem), os melhores
trabalhos produzidos pelos alunos, um em cada tarefa de modalidade, e o
enviarão para a SME dentro do prazo estabelecido. Ao final, teremos, no mínimo,
40 horas trabalhadas e certificado expedido pela SME para professores e
multiplicadores.
O PETECA deve apresentar 4 modalidades de tarefas, assim distribuídas: modalidade 1 – Literatura (tarefas – conto, poesia de cordel e história em quadrinho); modalidade 2 – Artes Visuais (tarefas – pintura e desenho); modalidade 3 – Artes Cênicas (tarefa – esquete teatral); e, modalidade 4 – Composição (tarefas – música e paródia). Pode haver, a cada edição, alteração quanto às tarefas e modalidades (as de 2014 estão divulgadas abaixo). Cabe à Secretaria Municipal de Educação recolher as atividades representativas de cada escola, avaliar e selecionar os mesmos, um em cada tarefa de modalidade, e o enviarão para o MPT dentro do prazo estabelecido (início de junho/julho). O MPT selecionará os melhores trabalhos, a nível estadual, que concorrerão ao Prêmio PETECA. A cerimônia de premiação é realizada na Capital do Estado, em data e local definidos pelo MPT e seus parceiros.
PRÊMIO PETECA
2014
|
Modalidade: Literatura
|
Atividades:
conto e poesia de cordel
|
OBSERVAÇÃO
|
|
Modalidade:
Artes Visuais
|
Atividades:
pintura
|
Podem ocorrer
alterações quanto ao número de atividades ou modalidades.
|
||
Modalidade:
Artes Cênicas
|
Atividade:
esquete teatral
|
|||
Modalidade: Composição
|
Atividades:
música
|
O ideal é que as temáticas correspondentes ao PETECA
sejam inseridas nas diferentes disciplinas, de modo transversal aos currículos
escolares, como pressupõe o 5º parágrafo do
artigo 32 da Lei nº 9.394/94 (LDB). Também é importante ir além do material
didático fornecido pelo MPT (Projeto MPT na Escola), usando para tal fim
cartilhas, jornais, revistas e cartazes, além de todo o potencial que as
diferentes mídias ofertam, isto para estudar o cotidiano da temática “trabalho
infantil”.
8. ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O TRABALHO INFANTIL
8.1 PROTEÇÃO INTEGRAL E FORMAS DE TRABALHO
INFANTIL
De acordo com o artigo 227 da Constituição Federal,
é
dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao
adolescente,
com absoluta prioridade:
· O direito à
vida;
|
· O direito à
cultura;
|
· O direito à
saúde;
|
· O direito à
dignidade e ao respeito;
|
· O direito à
alimentação;
|
· O direito à
liberdade;
|
· O direito à
educação;
|
· O direito à
convivência familiar e comunitária;
|
· O direito ao
lazer;
|
· O direito à
cultura;
|
· O direito à
profissionalização;
|
· Além de
colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração,
violência, crueldade e opressão.
|
8.2 O TRABALHO INFANTIL MANIFESTA-SE DE MUITAS
FORMAS, DENTRE ELAS...
a) Trabalho infantil na agricultura: atividades em culturas diversas, tais como
tomate, fumo, laranja, cana-de-açúcar, mandioca...
b)
Trabalho infantil na indústria, no
comércio e nos serviços: atividades relativas às diversas formas de
indústria (artesanais ou sofisticadas), supermercados, bares, lojas em geral,
oficinas mecânicas...
c) Trabalho
infantil nas ruas: atividades como flanelinha, catador de lixo, vendedores
de balas, engraxates, entregadores de panfletos, mendicância...
d)
Trabalho infantil doméstico:
atividades realizadas em residências, onde cumprem tarefas de adultos, tais
como arrumar toda a casa, cuidar de outras crianças, cozinhar, lavar, passar...
8.3 QUANDO
O TRABALHO INFANTIL É CRIME
No Brasil, o trabalho infantil em geral não é
enquadrado como crime.
Entretanto, algumas das formas mais nocivas de trabalho
infantil são tipificadas como crime. Entre elas estão:
a)Trabalho infantil escravo:
reduzir o
trabalhador à condição análoga à de escravo, por meio de trabalhos forçados,
jornada exaustiva ou condições degradantes de trabalho (artigo 149 do Código
Penal), com a agravante de se tratar de criança ou adolescente (§ 2º, item I).
A agravante foi introduzida pela Lei nº 10.803, de 11/12/2003, e aumenta a pena
em metade.
b)
Maus-tratos
(artigo 136 do Código Penal):
expor a perigo a vida ou a saúde de criança ou adolescente, sob sua
autoridade, guarda ou vigilância, sujeitando-a a trabalho excessivo ou
inadequado. Se a pessoa for menor de 14 anos, há ainda a agravante do § 3º,
introduzida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90),
que aumenta a pena em um terço.
é considerada pela OIT (Organização Internacional
do Trabalho) como uma das piores formas de trabalho infantil. É crime previsto
no artigo 244-A do ECA.
d)
Pornografia envolvendo crianças e adolescentes:
crime previsto
nos artigos 240 e 241 do ECA.
e)
Venda ou tráfico envolvendo crianças e adolescentes:
crime previsto
no artigo 239 do ECA.
8.4 PREJUÍZOS
DO TRABALHO INFANTIL PARA A CRIANÇA E PARA A SOCIEDADE
O trabalho precoce
infantil interfere diretamente
em seu desenvolvimento físico, emocional e
social:
a)
Físico –
foi comprovado
que meninos e meninas trabalhadores estão mais sujeitos a sofrer acidentes,
mais propensos a sentir dores musculares, a ter deformações ósseas e sofrem,
com frequência, de dores de cabeça e de coluna, fadiga excessiva, insônia e
mutilações.
b)
Moral –
os danos morais
da exploração no trabalho infantil, causados pelos anos de expropriação das
etapas essenciais para seu desenvolvimento pleno, traz como consequências o
sofrimento, o sentimento de abandono e de indiferença, de baixa autoestima e de
perda de referência de identificação.
c)
Social –
os danos sociais
causados pelo trabalho infanto-juvenil são atraso e evasão.
d)
Escolar –
contribuindo
para uma futura inserção desqualificada no mundo do trabalho. Crianças e adolescentes que não estudam vão
constituindo uma força de trabalho desqualificada para as atividades
produtivas, seja no comércio, na indústria, na agricultura, no setor de
serviços ou para as profissões liberais.
Ao mesmo tempo, ao serem inseridos no mundo do
trabalho, meninos e meninas são impedidos de viver a infância e a adolescência,
sem ter assegurados seus direitos de lazer e de educação. Isso dificulta a
vivência de experiências fundamentais para seu desenvolvimento, além de
comprometer seu bom desempenho escolar – condição cada vez mais necessária para
a transformação dos indivíduos em cidadãos capazes de intervir na sociedade de
forma crítica, responsável e produtiva.
A erradicação do trabalho infantil e a proteção ao
trabalhador adolescente é dever de todos: da família, da sociedade e do Estado.
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que a atuação dos órgãos e
entidades que integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) deve se dar de
forma articulada, de modo a garantir a efetiva promoção, defesa e controle
social desses direitos. Em Beberibe, várias entidades trabalham em prol da
criança e do adolescente, eis algumas:
secretarias municipais, CMDCA, CMETI, FETIBE, CONTUBE, CMAS, CME,
PPAC/Selo Abrinq, Selo UNICEF, sindicatos (SINDIRVE/BE, APEOC, STR), dentre
outros.
8.5 A
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
A aprendizagem, neste caso, é o ensino
técnico-profissional, um processo educativo que, além da formação geral,
fornece estudos de caráter técnico e aquisição de conhecimento e aptidões
práticas relativas ao exercício de certas profissões. Tal ensino é prestado por
entidades do Sistema ‘S’, por organizações não-governamentais e governamentais
(como a EEEP Pedro de Queiroz Lima). A aprendizagem deve conter os seguintes
requisitos: a) alternância entre a teoria e a prática; b) metodologia (módulos
ordenados com um programa em que se passa do menos complexo para o mais
complexo); c) orientação de um responsável (pessoa física/jurídica); d)
ambiente adequado (pessoal docente e aparelhagem).
A aprendizagem é adquirida sob responsabilidade da
empresa que celebra um contrato com cláusula de aprendizagem. O contrato de
aprendizagem deve assegurar ao adolescente: a) garantia de acesso/frequência
obrigatória ao ensino regular; b) atividade compatível com o desenvolvimento do
adolescente, tendo em vista que a pessoa que o executa está em fase de
desenvolvimento físico, psíquico, moral e social; c) horário especial para
exercício das atividades.
O adolescente, na condição de aprendiz, tem direito à
assinatura da carteira de trabalho, ao salário mínimo/hora e demais direitos
trabalhistas, inclusive FGTS (2%). O contrato de aprendizagem é um contrato de
trabalho especial, por prazo determinado, que não pode ultrapassar dois anos,
devendo prever expressamente o programa de aprendizagem e as condições de sua
realização.
9.
DADOS DO PETECA
EM BEBERIBE
a.
DADOS DA PREFEITA E DA(O) SECRETÁRIA(O) DE
EDUCAÇÃO
|
||||||
Município: BEBERIBE / CE
|
Prefeito(a): MICHELE CARIELLO DE SÁ QUEIROZ
ROCHA
|
|||||
Secretário(a) de Educação: BERENICE AMORIM CARNEIRO
|
Fone: (85) 3338 2530
|
Celular:
|
||||
Endereço da Secretaria: AV. MARIA CALADO, S/Nº, CENTRO
ADMINISTRATIVO DR. JOSÉ QUEIROZ FERREIRA, 2º ANDAR
|
||||||
Bairro:
CENTRO
|
CEP:
62840-000
|
E-mail: seduc@beberibe.ce.gov.br
|
||||
b. DADOS DO(A)
COORDENADOR(A) MUNICIPAL DO PROGRAMA
|
||||||
Nome: ONÉSIMO REMÍGIO DE FREITAS FILHO
|
||||||
Fone: (85) 3338 2530
|
Celular: (85) 9921 9912 / (85) 8697 6898
|
E-mails: onesimoremigio@gmail.com
|
||||
.
C.NÚMEROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALCANÇADOS
PELAS AÇÕES DO PETECA EM BEBERIBE
ANO 2014
DISTRITO
|
MAT.
|
PRÉ
I
|
PRÉ
II
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
ATC
|
EJA
I
|
EJA
II
|
AEE
|
TOT.
|
|
SEDE
|
162
|
232
|
307
|
483
|
356
|
387
|
374
|
414
|
420
|
415
|
433
|
387
|
0
|
0
|
84
|
0
|
4.454
|
|
SUCATINGA
|
101
|
128
|
130
|
226
|
140
|
153
|
154
|
148
|
167
|
165
|
160
|
146
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1.818
|
|
PARIPUEIRA
|
32
|
66
|
83
|
165
|
106
|
115
|
111
|
130
|
128
|
118
|
102
|
113
|
0
|
20
|
15
|
0
|
1.304
|
|
PARAJURU
|
39
|
52
|
50
|
93
|
54
|
67
|
28
|
71
|
42
|
61
|
59
|
60
|
0
|
15
|
0
|
0
|
691
|
|
FORQUILHA
|
19
|
32
|
45
|
78
|
42
|
54
|
52
|
68
|
70
|
48
|
63
|
56
|
0
|
23
|
42
|
0
|
692
|
|
ITAPEIM
|
12
|
24
|
33
|
68
|
56
|
66
|
48
|
60
|
45
|
81
|
74
|
57
|
0
|
0
|
0
|
0
|
624
|
|
S. DO FÉLIX
|
51
|
74
|
77
|
124
|
86
|
105
|
100
|
102
|
78
|
74
|
82
|
68
|
0
|
23
|
15
|
0
|
1.059
|
|
TOTAL
|
416
|
608
|
725
|
1.237
|
840
|
947
|
867
|
993
|
950
|
962
|
973
|
887
|
0
|
81
|
156
|
0
|
10.642
|
|
TOTAL
ED. INFANTIL
|
1.749
|
|||||||||||||||||
TOTAL
ENS. FUNDAMENTAL I
|
4.884
|
|||||||||||||||||
TOTAL
ENS. FUNDAMENTAL II
|
3.772
|
|||||||||||||||||
TOTAL
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
|
0
|
|||||||||||||||||
TOTAL
EJA I
|
81
|
|||||||||||||||||
TOTAL
EJA II
|
156
|
|||||||||||||||||
TOTAL
ATEN. EDUC. ESPECIALIZADO
|
(Já consta no número total da Ed. Inf., Ens. Fund.
I e II).
|
|||||||||||||||||
TOTAL GERAL
|
10.642
|
|||||||||||||||||
FONTE: Secretaria
Municipal de Educação (Pré-matrícula 2014, março de 2014)
|
||||||||||||||||||
d.
ALUNOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
PARTICIPANTES DA CAPACITAÇÃO DO PROJETO PETECA
|
||||||||||||||||||
UNIDADE ESCOLAR
– LOCALIDADE
|
NÚMERO POR
MODALIDADES
|
|||||||
CREC.
|
ED. INF.
|
ENSINO FUND. I
|
ENSINO FUND. II
|
ENSINO MÉDIO
|
EJA ENS. FUND.
|
EJA ENS. MÉDIO
|
TOTAL
|
|
EEM
ANA FACÓ – BEBERIBE
|
---
|
---
|
---
|
---
|
1.100
|
---
|
---
|
1.100
|
EEEP
PEDRO DE QUEIROZ LIMA – BEBERIBE
|
---
|
---
|
---
|
---
|
506
|
---
|
---
|
506
|
EEM
FRANCISCA MOREIRA DE SOUSA – SUC.
|
---
|
---
|
---
|
---
|
1.015
|
---
|
---
|
1.015
|
COLÉGIO
VICENTE DOURADO – BEBERIBE
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
MUNDO
DO SABER – BEBERIBE
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
ESPAÇO
EDUCAR – MORRO BRANCO
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
ARCA
DA PAZ – SUCATINGA
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
---
|
TOTAL
|
---
|
---
|
---
|
---
|
2.621
|
---
|
---
|
2.621
|
FONTE:
Direção das Escolas.
e. PARCEIROS PETECA/MPT
na Escola
PETECA
|
Coordenação
Municipal do PETECA Projetos
Educacionais Núcleos
Pedagógicos (SME)
O
PETECA entra na composição dos Núcleos Pedagógicos da SME. São os Núcleos
Pedagógicos que auxiliam na abordagem pedagógica do material do PETECA e
selecionam os trabalhos representativos das escolas.
|
CMETI
|
Comissão Municipal
pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente
de Beberibe
|
FETIBE
|
Fórum Municipal
pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente
de Beberibe
O
FETIBE é um dos instrumentos de sensibilização, denúncia e debate sobre as
políticas públicas pela erradicação do trabalho infantil e de outros temas
ligados aos Direitos Humanos.
|
SME/BE
|
Secretaria
Municipal da Educação
|
SASC/BE
|
Secretaria
Municipal de Assistência Social e Cidadania
|
SMS
|
Secretaria
Municipal da Saúde
|
CMDCA
|
Conselho Municipal
dos Direitos da Criança e do adolescente
|
CONTUBE
|
Conselho Tutelar de
Beberibe
|
SETCULT/BE
|
Secretaria
Municipal de Turismo e Cultura
|
GABINETE/PMB
|
Gabinete da
Prefeitura Municipal de Beberibe (Chefia do Gabinete; Secretaria Especial do
Gabinete)
|
SELO UNICEF
|
Articulação
municipal do Selo Unicef
|
PPAC
|
Articulação
Municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança/SELO ABRINQ
|
PME
|
Programa Mais
Educação
|
PSE
|
Programa Saúde na
Escola
|
OUTROS
|
Escolas, sindicatos, associações, Câmara Municipal de Vereadores,
demais secretarias municipais, ONGs,
igrejas...
|
f)
ENTIDADES CONVIDADAS A SEREM PROTAGONISTAS DO PETECA EM BEBERIBE – EDIÇÃO 2014
N.º
|
INEP
|
ESCOLA
|
Nº
DE PARTIC.
|
|
BEBERIBE (SEDE)
|
LOCALIDADE
|
16
|
||
01
|
23058455
|
EMEF ADÉLIA BARROS COLAÇO
|
LAGOINHA
|
1
|
02
|
23204206
|
EMEF DES. PEDRO DE QUEIROZ
|
BEBERIBE
|
2
|
03
|
23058536
|
EMEF EMÍDIO PAULO DE ALMEIDA
|
PONTA D' ÁGUA I
|
1
|
04
|
23058579
|
EMEF GERMANO JOSÉ DO NASCIMENTO
|
ONOFRE
|
1
|
05
|
23058587
|
EMEF IRANISE BESSA DE QUEIROZ
|
BEBERIBE
|
1
|
06
|
23058617
|
EMEF JOSÉ BESSA
|
MORRO BRANCO
|
1
|
07
|
23058668
|
EMEF JOSÉ ROLDÃO DE OLIVEIRA
|
CAETANOS
|
1
|
08
|
23058684
|
EMEF LUIS GONÇALVES
|
CHORÓ
|
1
|
09
|
23058692
|
EMEF MÁRIO ALENCAR
|
CHORÓ SOEVER
|
1
|
10
|
23058609
|
EMEF PEDRO DE QUEIROZ FERREIRA
|
SÍTIO LUCAS
|
1
|
11
|
23058641
|
EMEF SÃO VICENTE
|
PONTA D' ÁGUA II
|
1
|
12
|
23244003
|
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO
ESPECIAL
|
BEBERIBE
|
1
|
13
|
23231203
|
CEI PRIMEIROS PASSOS
|
BEBERIBE
|
1
|
14
|
23242299
|
CEI DEUZINDA
NOGUEIRA GAMA
|
MORRO BRANCO
|
1
|
15
|
23242205
|
CEI UMA PONTE PARA O
MUNDO
|
CHORÓ
|
1
|
OUTROS
– SEDE (ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PARTICULARES)
|
39
|
|||
16
|
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
|
BEBERIBE
|
7
|
|
17
|
EEM ANA FACÓ
|
BEBERIBE
|
1
|
|
18
|
EEEP PEDRO DE
QUEIROZ LIMA
|
BEBERIBE
|
1
|
|
19
|
CVD – COLÉGIO
VICENTE DOURADO
|
BEBERIBE
|
1
|
|
20
|
MUNDO DO SABER
|
BEBERIBE
|
1
|
|
21
|
ESPAÇO EDUCAR
|
MORRO BRANCO
|
1
|
|
23
|
CENTRO VOCACINAL
TECNOLÓGICO (CVT/UAB)
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(a)
|
BIBLIOTECA PÚBLICA
MUNICIPAL PROFA. DIDO FACÓ
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(b)
|
CREAS
|
BEBERIBE
|
2
|
|
(c)
|
CRAS LITORAL 1
|
BEBERIBE
|
2
|
|
(d)
|
SECRETARIA DE
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(e)
|
CONSELHO MUNICIPAL
DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(f)
|
SECRETARIA MUNICIPAL
DE SAÚDE
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(g)
|
NÚCLEO DE APOIO
SAÚDE DA FAMÍLIA
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(h)
|
SECRETARIA DE
ESPORTE E JUVENTUDE
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(i)
|
SECRETARIA DE
PLANEJAMENTO, URB. E MEIO AMBIENTE
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(j)
|
SECRETARIA DE DES.
RURAL, AQUICULTURA E PESCA
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(k)
|
CONSELHO MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(l)
|
CMDCA
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(m)
|
CONTUBE – CONSELHO
TUTELAR
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(n)
|
CMETI – COMISSÃO
MUN. PELA ERRADICAÇÃO DO TRAB. INFANTIL
|
BEBERIBE
|
2
|
|
(o)
|
FETIBE – FÓRUM PELA
ERRADICAÇÃO DO TRAB. INF. DE BEBERIBE
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(p)
|
ASCOM – ASSESSORIA
DE COMUNICAÇÃO DA PMB
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(q)
|
CÂMARA MUNICIPAL DE
VEREADORES
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(r)
|
SINDICATO DOS
TRABALHADORES RURAIS
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(s)
|
SINDISERV/BE
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(t)
|
PROJETO COM AMOR
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(u)
|
SELOS DE
RECONHECIMENTO (PPAC/ABRINQ; UNICEF, ODMs)
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(v)
|
MINISTÉRIO PÚBLICO
|
BEBERIBE
|
1
|
|
(w)
|
PROGRAMA MAIS
EDUCAÇÃO
|
BEBERIBE
|
-
|
|
(x)
(y)
|
PROGRAMA SAÚDE NA
ESCOLA
|
BEBERIBE
|
1
|
|
SUCATINGA
|
9
|
|||
24
|
23059532
|
EMEF CASTRO ALVES
|
LAGOA DE DENTRO
|
1
|
25
|
23059540
|
EMEF CONRADO MANUEL DOS SANTOS
|
CÓRREGO DO MOREIRA
|
1
|
26
|
23059575
|
EMEF JOSÉ DE ANCHIETA
|
BARRA DA SUCATINGA
|
1
|
27
|
23059583
|
EMEF JOSÉ FCO DAS CHAGAS
|
LAGOA FUNDA
|
1
|
28
|
23207370
|
EMEF MANUEL DE LIMA
|
SUCATINGA
|
1
|
29
|
23059591
|
EMEF MANUEL FERREIRA DA FONSECA
|
PIQUIRI I
|
1
|
30
|
23059664
|
EMEF RAIMUNDA CARNEIRO
|
URUAÚ
|
1
|
31
|
23242191
|
CEI RAIMUNDO
NOGUEIRA COSTA
|
SUCATINGA
|
1
|
32
|
23220147
|
CEI AMOR E VIDA
|
URUAÚ
|
1
|
OUTROS
– SUCATINGA (MUNICIPAL E PARTICULAR)
|
2
|
|||
33
|
EEM FRANCISCA
MOREIRA DE SOUSA
|
SUCATINGA
|
1
|
|
34
|
ARCA DA PAZ
|
URUAÚ
|
1
|
|
PARIPUEIRA
|
7
|
|||
35
|
23059079
|
EMEF BOM JESUS DOS NAVEGANTES
|
PRAINHA DO CANTO VERDE
|
1
|
36
|
23059184
|
EMEF DR. JOSÉ THEMIO BEZERRA
|
PALMEIRA
|
1
|
37
|
23207345
|
EMEF ERNESTO GURGEL VALENTE
|
PARIPUEIRA
|
1
|
38
|
23059230
|
EMEF FRANCISCO CORREIA LIMA
|
CÓRREGO DO SAL
|
1
|
39
|
23059133
|
EMEF ISABEL PINHEIRO LIMA
|
JUAZEIRO
|
1
|
40
|
23059168
|
EMEF JOSÉ ANSELMO DE ALMEIDA
|
QUATRO BOCAS
|
1
|
41
|
23242213
|
CEI SEMENTES DO AMANHÃ
|
PARIPUEIRA
|
1
|
OUTROS
– PARIPUEIRA (MUNICIPAL)
|
2
|
|||
(y)
|
CRAS LITORAL 2
|
PARIPUEIRA
|
2
|
|
PARAJURU
|
3
|
|||
42
|
23058960
|
EMEF MONS. J. J. DOURADO
|
PARAJURU-SEDE
|
1
|
43
|
23207361
|
EMEF RDº JOVENTINO DO VALE
|
PARAJURU-SEDE
|
1
|
44
|
23248459
|
CEI STELLA MARIS
|
PARAJURU-SEDE
|
1
|
FORQUILHA
|
2
|
|||
45
|
23059362
|
EMEF MARIA CLEMENTE DA SILVA
|
MEDEIROS
|
1
|
46
|
23058919
|
EMEF SÃO BERNARDO
|
FORQUILHA
|
1
|
ITAPEIM
|
3
|
|||
47
|
23058846
|
EMEF JOÃO RODRIGUES DO NASCIMENTO
|
JATOBÁ
|
1
|
48
|
23058765
|
EMEF JOSÉ DE ALENCAR
|
ANDREZA
|
1
|
49
|
23207337
|
EMEF RAUL BARBOSA
|
ITAPEIM
|
1
|
SERRA
DO FÉLIX
|
5
|
|||
50
|
23059265
|
EMEF BENEDITO EVARISTO PINHEIRO
|
SERRA DO FÉLIX
|
1
|
51
|
23059273
|
CENTRO DE EDUC. MUN. BETESDA
|
BOQUEIRÃO DO CESÁRIO
|
1
|
52
|
23059303
|
EMEF GREGÓRIO BEZERRA DA SILVA
|
LAGOA QUEIMADA
|
1
|
53
|
23059346
|
EMEF JOSÉ
CORDEIRO
|
SURUBIM
|
1
|
54
|
23242280
|
CEI - CRESCENDO E APRENDENDO
|
SERRA DO FÉLIX
|
1
|
OUTROS
– SERRA DO FÉLIX
|
2
|
|||
(z)
|
CRAS SERTÃO
|
SERRA DO FÉLIX
|
2
|
|
TOTAL
|
90
|
10. BLOG DE REGISTRO DAS ATIVIDADES DASDO PETECA EM
BEBERIBE
No Emblogone (Escolas Municipais – Blog One)
encontram-se links de outros blogs e sites, como Peteca, MPT na Escola e outros. Parte dos textos aqui
presentes podem ser aprofundados. Também outros recursos podem ser acessados,
como vídeos e livros.
11. PLANO DE TRABALHO ANUAL (Plano de Ação) – ANO 2014
PLANO DE AÇÃO DO PETECA – O PTA resume as ações
do PETECA para o ano de 2014.
AÇÃO
|
OBJETIVO
|
PERÍODO
|
RESPONSÁVEL
|
OBSERVAÇÃO
|
ACOMPNHAMENTO
AVALIAÇÃO
|
Participação no FEETI
|
Tomar
consciência da situação do trabalho infantil.
|
O ano todo
(Calendário do FEETI)
|
SME/SASC
PETECA
|
Coord.
do PETECA
Secretários
Municipais
Prefeita
Municipal
Selos
de reconhecimento
Outros
|
Registros
diversos.
|
Participação na ACEPETI
|
Participar
da construção da Agenda Cearense de Erradicação do Trabalho Infantil.
|
O ano todo
(Calendário da ACEPETI)
Primeiros encontros:
20, 21 de março
|
SME/SASC
PETECA
Selos
de reconhecimento
|
Coord.
do PETECA
Secretários
Municipais
Prefeita
Municipal
Selos
de reconhecimento
Outros
|
Registros
diversos; cumprimento das atividades da ACEPETI.
|
Participação na CMETI
|
Acompanhar
as atividades da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil.
|
O ano todo
(Calendário da CMETI)
|
SME/SASC
CMDCA/Contube
PETECA
|
Coord.
do PETECA
Outros
|
Registros
diversos; cumprimento das atividades da CMETI.
|
Ações intersetoriais com as Secretarias
Municipais e
outros órgãos/entidades locais
|
Participar
das ações agendadas pelas Secretarias Municipais de Educação, Assistência
Social e Cidadania, Saúde, Juventude e Esporte, Turismo e Cultura, e pelo
CMDCA, CONTUBE, CMETI, MPT e outros, na condição de apoio ou palestrante ou convidado,
mesmo os não especificados neste Plano.
|
O ano todo
|
Coordenação
Municipal do PETECA
|
Campanhas,
panfletagem, projetos, programas, seminários, palestras, atividades escolares
e extraescolares.
|
Registros
diversos; relatórios.
|
Contribuição em eventos escolares locais, ou
estaduais e nacionais, ligados às ações em defesa dos direitos da
criança e do adolescente e aos direitos humanos em geral
|
Participar
de eventos e desenvolver atividades relacionadas à erradicação do trabalho
infantil, e aos direitos humanos em geral, promovidos em escolas locais, e
por outras entidades públicas e privadas de caráter local, estadual e
nacional.
|
O ano todo
|
SME
Coord.
do PETECA
|
Coord.
do PETECA
Selos
de reconhecimento
Outros
|
Registros
diversos; participação, promoção, relatórios.
|
Cooperação
no Educarfolia 2014
(Pré-carnaval
e campanha)
|
Cooperar
em diferentes atividades ligados ao Educarfolia.
|
21 de fevereiro
|
SME/SASC/SEJUV
SETCULT/SMS
CMDCA/Contube
PETECA/Agrinho
PPAC-Selo
Abrinq Selos Unicef/PCA
Outros
|
Coord. do PETECA
Projeto Com Amor (PCA)
Secretários Municipais
Selos de reconhecimento
Outros
|
Registros
diversos; cumprimento das atividades do Educarfolia; relatório.
|
Reunião dos Secretários Municipais de Educação
|
Aprovar
agenda de eventos do PETECA para 2014.
|
28 de fevereiro
|
MPT
|
Participação da coordenação municipal.
|
Participação.
|
Reunião de coordenadores municipais do PETECA
|
Capacitar
os coordenadores municipais para o desenvolvimento do PETECA em seus
municípios de origem.
|
14 de março
|
MPT
|
Participação: representação do Setor de Projetos
da SME de Beberibe
|
Participação;
registros diversos.
|
Apresentação
do Plano de Ação do PETECA
|
Apresentar
à Coordenação Estadual do Peteca o PTA/Plano de Ação municipal.
|
31 de março
|
Coordenação
Municipal do PETECA.
|
Elaboração: PETECA local; SME; CMDCA; CMETI.
|
Cumprimento
e divulgação do documento
|
Planos de Ação das escolas
|
Supervisionar,
direcionar e participar na elaboração dos planos de ação das escolas relacionadas
com o PETECA.
|
Abril
|
Núcleos
Gestores
SME/Núcleos
Pedagógicos
Coord.
do PETECA
|
Elaboração: escolas
|
Planos
escolares; registros diversos.
|
Capacitação municipal do PETECA
|
Capacitar
os coordenadores e multiplicadores escolares para o desenvolvimento do PETECA
nas escolas do município.
|
24 de abril
|
Coord.
do PETECA
Núcleos
Gestores
SME/Núcleos
Pedagógicos
|
Núcleos Pedagógicos
Programa Mais Educação
Programa Saúde na Escola
Projeto Com Amor (PCA)
SASC/CMDCA/Contube
PPAC/Selo Unicef
|
Registros
diversos; cumprimento das atividades; relatório.
|
Dia do Empregado(a) Doméstico(a)
|
Realizar
atividades nas escolas relativas ao trabalho infantil doméstico
|
27 de abril
|
Núcleos
Gestores
SME/Núcleos
Pedagógicos
Coord.
do PETECA
|
Realização de atividades escolares sobre o
trabalho infantil doméstico.
|
Registros
diversos; relatórios.
|
Visitas às escolas
|
Estabelecer
cronograma de visitas e auxiliar no desenvolvimento do PETECA nas escolas
municipais com palestras, apresentação de
slides, reunião com pais e responsáveis, presença nas culminâncias, e outros.
|
Abril e maio
|
Coord.
do PETECA
Núcleos
Gestores
SME/Núcleos
Pedagógicos
|
Escolas com o PETECA, SME, SMASC, SMS, CMDCA, CMETI e
Contube
|
Registros
diversos; relatório.
|
Atualização
da Agenda ETI 2013-2016
|
Organizar/atualizar
a Agenda Municipal Intersetorial para a Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção
do Proteção ao Trabalhador Adolescente (Agenda ETI)
|
Mês de início das atividades;
Abril
|
CMDCA/Contube
CMAS/CMETI
Coord.
do PETECA SME/SASC/SMS
SEJUV e
outros
|
Agenda Municipal ETI 2013-2016
|
Documento:
Agenda; aplicação, cumprimento das ações; registros diversos; relatórios.
|
Registro das escolas do PETECA
|
Identificar
cada escola e registrar as escolas que integrarão o PETECA 2013.
|
Abril e maio
|
Coord.
do PETECA
|
Registro junto ao MPT/PETECA.
|
Registro
junto ao MPT.
|
Plano
Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – PMETI
|
Colaborar
na formulação do PMETI.
|
Mês de início das atividades:
Abril
|
CMDCA/Contube
CMAS/CMETI
Coord.
do PETECA SME/SASC/SMS
SEJUV e
outros
|
Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do
Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente
|
Documento:
PMETI; registros diversos; relatório.
|
Plano
Municipal da Infância e da Adolescência – PMIA
|
Colaborar
na formulação do PMIA.
|
Até dezembro
|
CMDCA/Contube
CMAS/CMETI
Coord.
do PETECA SME/SASC/SMS
SEJUV e
outros
|
Plano Municipal da Infância e da Adolescência
|
Documento:
PMIA; registros diversos; relatório.
|
Promoção
e participação no FETIBE
|
Contribuir
e promover o Fórum Municipal pela Erradicação do Trabalho Infantil.
|
Datas propostas:
22 de maio
2 de setembro
10 de dezembro
|
CMDCA/Contube
CMAS/CMETI
Coord.
do PETECA SME/SASC/SMS
SEJUV e
outros
|
Coord.
do PETECA
Secretarias
Municipais
Selos
de reconhecimento
SME,
SMASC, SMS, CMDCA, CMETI
Contube,
outros
|
Registros
diversos; cumprimento das atividades do FETIBE; relatório; reportagem.
|
Realização
das atividades do Dia Nacional de
Enfrentamento À Violência Sexual
|
Realizar
atividades que abordem a exploração sexual como uma das piores formas de
trabalho infantil.
|
18 maio
|
Núcleos
Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
|
Desenvolver atividades relacionadas com a data
|
Relatório;
registros diversos.
|
Realização
das atividades do PETECA em sala de
aula
|
Acompanhar,
divulgar, supervisionar e gerenciar as ações escolares relacionadas
diretamente com o PETECA, especialmente nas escolas públicas municipais.
|
Até 31 de maio.
|
Coord.
do PETECA
Núcleo
Gestor
SME
|
COLABORADORES:
Coord. do PETECA
Secretarias Municipais
Selos de reconhecimento
SME, SMASC, SMS, CMDCA, CMETI
Contube, outros
|
Relatório;
registros diversos.
|
Realização
das atividades alusivas ao Dia Nacional
e Mundial contra o Trabalho Infantil
|
Promover,
participar, divulgar e incentivar campanha e/ou atividades referentes ao Dia
Mundial contra o Trabalho Infantil.
|
2 a 11 de junho
|
Coord.
do PETECA
Núcleos
Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
CMDCA/CMETI
SASC/Contube
Selos
de Reconhecimento
|
PROMOTORES:
Coord. do PETECA
Secretarias Municipais
Selos de reconhecimento
SME, SMASC, SMS, CMDCA, CMETI
Contube, outros
|
Registros
diversos; relatórios escolares; reportagem.
|
Recebimento das atividades escolares
|
Receber,
catalogar e guardar as atividades escolares selecionadas nas escolas.
|
2 a 11 de junho
|
Coord.
do PETECA
Núcleos
Pedagógicos
|
As atividades sob responsabilidade da SME
|
Registros
diversos; catálogo.
|
Avaliação e seleção dos trabalhos para representarem o município
no Prêmio PETECA 2014
|
Gerenciar
a seleção das atividades escolares para representarem o município no Prêmio
PETECA 2014.
|
14 a 18 de julho
|
Coord.
do PETECA
Núcleos
Pedagógicos
|
A SME seleciona as atividades, a partir dos
Núcleos Pedagógicos
|
Registros
diversos; registro no sistema do MPT; relatório.
|
Realização
das atividades alusivas ao
Dia do Eca
|
Realizar
as atividades alusivas aos 24 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
13 de julho
14 a 18 de julho
|
Núcleos
Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
|
Desenvolver atividades relacionadas com a data
|
Relatório;
registros diversos.
|
Inscrições para o Prêmio Peteca 2014
|
Inscrever
as atividades selecionadas para representar o município no Prêmio Peteca 2014
no sistema do MPT.
|
15 de julho
a
15 de agosto
|
Coord. do
PETECA
Núcleos
Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
|
Registro e envio das atividades escolares
selecionadas pelos Núcleos Pedagógicos da SME.
|
Registro
das atividades no sistema do MPT; relatório.
|
Participação
nos desfiles escolares da Semana da
Pátria
|
Promover
a participação das atividades ligadas ao PETECA e temáticas relacionadas ao
trabalho infantil nos desfiles escolares comemorativos da Independência do
Brasil.
|
1º a 15 de setembro
|
Coord.
do PETECA
Núcleos
Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
|
SME,
Escolas
Coord.
do PETECA
Secretarias
Municipais
Selos
de reconhecimento
CMDCA,
CMETI
Contube,
outros
|
Registros
diversos; relatório; reportagem.
|
Avaliação
dos trabalhos inscritos no Peteca e divulgação dos semifinalistas do Prêmio Peteca 2014
|
Acompanhar
os resultados da avaliação dos trabalhos semifinalistas e noticiá-los a
partir dos resultados divulgados pelo MPT/PETECA.
|
Setembro
|
MPT/PETECA
|
Divulgação dos semifinalistas: Ministério Público
do Trabalho e parceiros do PETECA.
|
Relatório;
registros diversos.
|
Realização
das atividades alusivas ao
Dia da Criança
|
Realizar
atividades focando o trabalho infantil como uma violação dos direitos da
criança e adolescente.
|
12 de outubro
|
Núcleos
Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
|
Desenvolver atividades relacionadas com a data
|
Relatório;
registros diversos.
|
Avaliação
dos trabalhos semifinalistas e divulgação
dos finalistas
|
Acompanhar
os resultados da avaliação dos trabalhos semifinalistas e noticiar os
finalistas a partir dos resultados divulgados pelo MPT/PETECA.
|
Outubro
|
MPT/PETECA
|
Divulgação dos finalistas: Ministério Público do
Trabalho e parceiros do PETECA.
|
Relatório;
registros diversos.
|
Realização das atividades alusivas ao Dia da Declaração dos Direitos da Criança
|
Realizar atividades para divulgação da Declaração dos Direitos da
Criança
|
20 de novembro
|
Núcleos
Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
|
Desenvolver atividades relacionadas com a data
|
Relatório;
registros diversos.
|
Realização
do Prêmio Peteca 2014
|
Acompanhar
a premiação dos finalistas do Prêmio Peteca 2014.
|
Novembro
|
MPT/PETECA
|
Premiação dos finalistas: Ministério Público do
Trabalho e parceiros do PETECA.
|
Presença;
registros diversos; relatório.
|
Realização
das atividades alusivas ao
Dia Da Declaração Dos Direitos Humanos
|
Pautar
o trabalho infantil como uma grave violação dos direitos humanos
|
10 de dezembro
|
Núcleos
Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
|
Desenvolver atividades relacionadas com a data
|
Relatório;
registros diversos.
|
Encerramento das atividades municipais
|
Apresentar
as atividades das escolas, as escolhidas na seleção municipal e as premiadas,
se houver, após as definições do Prêmio PETECA 2014.
|
Proposta:
Primeira quinzena de dezembro
|
Escolas,
PETECA,
SME,
Projeto Com Amor
|
Apresentação na praça da matriz dos trabalhos
escolhidos nas escolas e os premiados, se houver.
|
Registros
diversos; reportagem.
|
Cooperação
no Educarfolia 2015
(Pré-carnaval
e campanha)
|
Cooperar
em diferentes atividades ligadas ao Educarfolia, valorizando os trabalhos
realizados nas escolas em 2014.
|
Pré-carnaval de 2015
(Fevereiro/2015)
|
SME/SASC/SEJUV
SETCULT/SMS
CMDCA/Contube
PETECA/Agrinho
PPAC-Selo
Abrinq Selos Unicef/PCA
Outros
|
Cooperar na formação dos blocos e campanha que
antecedem o carnaval.
|
Registros
diversos; reportagem.
|
12. AGENDA MUNICIPAL – AGENDA ETI 2013/2016 (atualização em abril)
Agenda da Comissão Municipal para a Erradicação
do trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente – CMETI, para
acompanhamento e atividades na escola.
AÇÃO
|
OBJETIVO
|
PERÍODO
|
RESPONSÁVEL
|
OBSERVAÇÃO
|
Acompanhamento
dos Assentamentos na área rural.
|
Identificar
os possíveis casos de trabalho infantil (cultivo e colheita da mandioca,
feijão, castanha e caju)
|
Janeiro
a junho 2013
(Plantio
e colheita)
|
CMETI e
Secretaria de Agricultura e Pesca
|
Sindicato
dos Trabalhadores Rurais – Não existe progresso do PETI nos assentamentos
|
Visitas
in loco com os profissionais da
área de Assistência Social e Conselho Tutelar (Nos pontos turísticos do
município).
|
Alertar
as famílias que estão cadastradas nos programas do governo quanto ao não
cumprimento das normas e perda dos benefícios e outros.
|
Janeiro
Julho
Dezembro
|
Secretaria
de Turismo
Secretaria
de Assistência
Conselho
Tutelar
|
Transporte
e Alimentação
|
Palestras
por segmentos (Igrejas, Escolas e Associações) – Distritos e Sede do
Município.
|
Mobilizar
conscientizar as famílias do trabalho infantil
|
1º Sem.
(Sede)
2º Sem.
(Distritos)
|
Conselho
Tutelar
CMDCA
CMAS
|
Transporte
e Alimentação
|
Campanha
de Sensibilização nas áreas de risco social e maior vulnerabilidade
|
Possibilitar
momentos de esclarecimentos e discussões acerca do trabalho infantil
|
Maio
→ Dia
18
e
Junho
→ Dia
12
|
Secretaria
de Assistência
Secretaria
de Educação
Secretaria
de Turismo
Secretaria
de Saúde
|
Não
deixando os outros meses de lado, podendo-se trabalhar também as campanhas.
|
Realização
de busca ativa em todo território municipal (situação do trabalho infantil, a
do trabalhador adolescente e exploração sexual)
|
Identificar
situações de risco e irregularidades referentes ao trabalho infantil e o
trabalhador adolescente
|
Durante
todo o ano
|
Secretaria
de Assistência
Secretaria
de Educação
Secretaria
de Turismo
Secretaria
de Saúde
|
Os
responsáveis irão fazer seus relatórios para posteriormente consolidá-los com
todo o grupo
|
Formação
Continuada dos membros da Comissão – CMETI
|
Capacitar
e reciclar os conhecimentos acerca da temática
|
Semestral
|
Prefeitura
Municipal de Beberibe
CMDCA
|
Em
caráter de urgência devido à nova composição da comissão
|
Fonte:
AGENDA PARA A ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
E
PROTEÇÃO DO TRABALHADOR ADOLESCENTE
MPT
(Ministério Público do Trabalho)
Rua
Padre Antonio Tomas, 2110 – Aldeota.
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