A REALIDADE É UM QUEBRA-CABEÇA UM POUCO MAIOR...

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Blogue de assuntos variados: sociedade, cultura, história, atualidades...

MANUAL DO PETECA 2014





PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE – CEARÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS
GERÊNCIA DO PETECA















MANUAL 2014
PROJETO DE TRABALHO 
e
FORMAÇÃO

DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E
DOS PROTAGONISTAS SOCIAIS NA LUTA PELA
ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM
BEBERIBE – CEARÁ










ÍNDICE


  
Apresentação, 1
Justificativa, 1
Objetivos do Peteca, 1-2
Público-alvo, 2
 Horário, Pauta e Conteúdo da Formação,2
Execução e metodologia do Programa, 2-3
Orientações gerais sobre o trabalho infantil, 3-4
Dados do PETECA em Beberibe, 4-6
Plano de trabalho anual do PETECA, 7-9
Agenda ETI 2013-2016, 9
















FONTE: SITE DO JORNAL O POVO                                                             
                                                               


1.          APRESENTAÇÃO


O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, ou simplesmente PETECA, originado no Ministério Público do Trabalho e posto em prática através de parceria com a Secretaria de Educação de Beberibe, é um conjunto de ações, postas em prática a partir da Escola, voltadas para os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Tais ações podem ser estendidas ao Ensino Médio, onde o trabalhador adolescente se insere, e instituições e órgãos envolvidos com o tema. 

Busca-se, com o PETECA, intensificar o processo de conscientização da sociedade com ênfase na erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Em Beberibe, a sua continuidade e extensão às escolas de Ensino Médio e outras repartições visa não só ampliar o espaço de discussão do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas também fortalecer o combate ao trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, bem como consolidar as iniciativas locais e auxiliar a pôr em prática as políticas públicas referentes à criança e ao adolescente.


A base desta apostila é o material fornecido pelo MPT em suas capacitações e campanhas, além do ECA, da Constituição Federal e outras fontes (ODM, Selo Unicef, Prefeito Amigo da Criança, IBGE...).




2.        JUSTIFICATIVA


O trabalho infantil traz sérios prejuízos para a educação, tais como a evasão e o baixo rendimento escolar. Por isso começar a luta pela erradicação do mesmo a partir da escola, instituição de profundo alcance social, onde a importância da formação de cidadãos conscientes e comprometidos encontra os primeiros e maiores interessados no tema: os alunos, todos eles crianças ou adolescentes. Segundo o Censo de 2010, 966 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, trabalhavam no município de Beberibe, com mais de 600 deles não frequentando a escola.

Por outro lado, é preciso investir na proficiência dos profissionais da educação e de outros órgãos e entidades para identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho. Isto qualifica a escola e toda a sociedade no papel que têm de fortalecer o Sistema de Garantia de Direito, com vistas à efetivação de políticas públicas de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.
                                                                  
As ações do Projeto MPT na Escola/PETECA atendem à Lei 11.525/2007, que acrescentou o 5º parágrafo ao artigo 32 da Lei nº 9.394/94 (LDB), que diz: “O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado”.




3.     OBJETIVOS DO PETECA


GERAIS

Intensificar o processo de conscientização da sociedade beberibense com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente e, assim, romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos dos mesmos.

 Fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos no intuito da ampliação, quantitativa e qualitativa, das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, a partir da consolidação das ações locais

  ESPECÍFICOS


     Estabelecer parcerias entre a Prefeitura de Beberibe, através da sua Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para o desenvolvimento dos temas relativos aos direitos e deveres da criança e do adolescente na proposta pedagógica e no currículo das escolas de Ensino Fundamental.


     Redistribuir o material de apoio pedagógico sobre a erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, cedido pelo MPT, prioritariamente para as escolas do Ensino Fundamental, para o Núcleo de Educação Especial e para as Instituições, Secretarias e profissionais capacitados.



     Promover eventos nas comunidades e realizar debates, palestras e similares nas escolas, nas salas de aula, em órgãos e locais públicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizando a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente com vistas à conscientização dos alunos, pais, funcionários públicos e a população em geral para que não explorem nem tolerem a exploração de tal forma de trabalho.



     Incentivar os alunos e os professores a realizarem tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente sobre trabalho infantil e promover eventos para a divulgação dos resultados de tais atividades.

     Envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral nos programas, projetos e ações de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, auxiliando na consolidação das iniciativas locais concernentes ao tema e a pôr em prática as políticas públicas referentes à criança e ao adolescente. 





FORMATIVO

Capacitar e sensibilizar os profissionais da Educação e de outras Instituições, Áreas e/ou Secretarias, para que atuem como multiplicadores no processo de conscientização da sociedade no intuito da erradicação do trabalho infantil e da proteção ao trabalhador adolescente.







4.PÚBLICO-ALVO

Estudantes das escolas públicas do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.
Professores.
Diretores.
Coordenadores pedagógicos.
Profissionais de entidades educacionais particulares e estaduais.
Profissionais de órgãos e secretarias municipais.
Profissionais da Educação Infantil e da Educação Especial.
Núcleos de Assessoria Pedagógica da SME.


5.DATA, LOCAL E HORÁRIO DA FORMAÇÃO


Dia 24 de abril de 2014, no Centro de Treinamento Sítio Bom Jardim,
 Beberibe, Ceará – das 8h00min às 16h00min.


6.PAUTA E CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO

          PAUTA

1. Início: recepção com café da manhã (8h00min-8h30min).
2.Introdução, apresentação dos formadores e pauta da formação (8h30min-8h50min).
3.Apresentações dos conteúdos e PTA do PETECA e da Diagnose do Trabalho Infantil (8h50min-9h50min);
4. Apresentações dos selos de reconhecimento, programas, conselhos e secretarias (9h50min-11h20min).
5.Oficinas - 1º momento (11h20min-13h00min).
6.Intervalo para o Almoço (13h00min-14h00min).
7.Oficinas - 2º momento (14h00min-15h30min).
8.Encerramento: apresentação dos resultados das oficinas; informações; recebimento das Fichas de Informação e das Folhas do Plano de Ação PETECA 2014/Escola. Despedida. (15h30min-16h00min).

         CONTEÚDOS

a)        O PETECA: apresentação, objetivos; calendário; regulamento e concursos; metodologias de abordagem e apresentação dos materiais do professor e do aluno do Ensino Fundamental. Plano de Ação do PETECA (40 min).
Responsável: Onésimo Remígio.
b)       Ações de Sensibilização e a Diagnose do Trabalho Infantil e Adolescente nas escolas de Beberibe: o que é, qual a importância e a abordagem (20 min).
Responsável: SME/Núcleos Pedagógicos.
c)        Os selos de reconhecimento: UNICEF, PPAC/Selo Abrinq e as ODMs (15 min).
Responsável: Lucelena Honorato.
d)       Os Conselhos e as ações voltadas para a Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente: CMDCA, CONTUBE; a CMETI, o FETIBE e a Agenda ETI de Beberibe (20 min).
Responsáveis: Karoline Castro/CONTUBE.
e)        PSE e PME no desenvolvimento do PETECA (20 min).
Responsável: Telma Coutinho.
f)        SASC: ações de enfrentamento ao trabalho infantil (20 min).
Responsável: SASC/CREAS. 
g)        Projeto Com Amor – potencializando as ações do PETECA – introdução às oficinas pedagógicas (15 min).
Responsável: Márcio Leandro.
h)       Oficina – 1º momento: construção do PTA escolar do PETECA e da Agenda Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil... (Agenda ETI).
i)         Oficina – 2º momento: construção do PTA escolar do PETECA e da Agenda Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil... (Agenda ETI).

       OFICINAS PEDAGÓGICAS (a confirmar posteriormente)

I.      Oficina prática de figurinos e adereços cênicos.
II.    Oficina de criação musical.
III.  Oficina do cordel: estrutura, poesia, rima e xilogravura fria.
IV.   Oficina de teatro: roteiro, texto e expressão corporal.

(Obs.: pauta e conteúdo podem sofrer modificações.)
















7.      EXECUÇÃO E METODOLOGIA DO PROGRAMA

O PETECA acontece nas escolas do Ensino Fundamental de Beberibe, com extensão às escolas estaduais e particulares, aproveitando a estrutura operacional local, com a SME acompanhando e supervisionando o Programa e prestando informações ao MPT. Para sua execução, a SME dispõe do coordenador municipal e da sua supervisão pedagógica, do Núcleo Gestor de cada escola e dos professores, além do apoio de outros programas ou projetos, como o Mais Educação, o Agrinho e o PSE (Programa Saúde na Escola). A coordenação municipal do PETECA, ou sua representação, mantém contato com a coordenação estadual e participa de eventos relacionados à luta pela erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, como o FEETI e a ACEPETI.



 A nível local, o PETECA fomenta, através da sua coordenação municipal, e indo além do Termo de Compromisso entre a SME e o MPT, a realização de várias ações e parcerias, como seminários, o FETIBE e a CMETI.







O PETECA tem sua capacitação no mês de abril e suas atividades desenvolvidas ao longo do primeiro semestre (abril/ maio/junho), sendo que os trabalhos selecionados para representar cada escola devem ser entregues na SME até a última semana de maio. Na primeira semana de junho, acontece a seleção das atividades que representarão o município. Essas datas serão rigorosamente cumpridas e a metodologia de seleção dos trabalhos que representarão Beberibe nos concursos do PETECA ficará a cargo da supervisão pedagógica da SME. Quanto aos resultados da semifinal e da final, todas ocorrem no segundo semestre, sob responsabilidade do MPT.


A oficina municipal (1ª etapa local), cujo público-alvo são os diversos protagonistas do Programa no município, deve ter o mínimo de 16h/a, assim divididas: formação inicial (8h/a), sob responsabilidade da SME e parceiros; e, as oficinas escolares destinadas a professores e alunos(8h/a), orientadas pela coordenação pedagógica da escola e outros multiplicadores, ocorrendo no ambiente escolar. Os multiplicadores participantes da formação inicial também são responsáveis pelos momentos de planejamentos específicos (orientações pedagógicas) do PETECA na escola (2ª etapa local), cujo público-alvo são os professores da escola e devem corresponder a 8h. A abordagem em sala de aula (3ª etapa local), com no mínimo12h, tem como responsáveis os professores e público-alvo os alunos.


 A produção e avaliação de tarefas (4ª etapa local), com no mínimo 4h, tem como responsáveis os alunos (sob orientação do Núcleo Gestor e professores), e o seu público-alvo é a comunidade escolar e o público em geral. Os professores de cada escola avaliarão e selecionarão, com apoio do Núcleo Gestor (e convidados competentes, se o desejarem), os melhores trabalhos produzidos pelos alunos, um em cada tarefa de modalidade, e o enviarão para a SME dentro do prazo estabelecido. Ao final, teremos, no mínimo, 40 horas trabalhadas e certificado expedido pela SME para professores e multiplicadores.



 RESUMO



 O PETECA deve apresentar 4 modalidades de tarefas, assim distribuídas: modalidade 1 – Literatura (tarefas – conto, poesia de cordel e história em quadrinho); modalidade 2 – Artes Visuais (tarefas – pintura e desenho); modalidade 3 – Artes Cênicas (tarefa – esquete teatral); e, modalidade 4 – Composição (tarefas – música e paródia). Pode haver, a cada edição, alteração quanto às tarefas e modalidades (as de 2014 estão divulgadas abaixo). Cabe à Secretaria Municipal de Educação recolher as atividades representativas de cada escola, avaliar e selecionar os mesmos, um em cada tarefa de modalidade, e o enviarão para o MPT dentro do prazo estabelecido (início de junho/julho). O MPT selecionará os melhores trabalhos, a nível estadual, que concorrerão ao Prêmio PETECA. A cerimônia de premiação é realizada na Capital do Estado, em data e local definidos pelo MPT e seus parceiros.



PRÊMIO PETECA
2014
 Modalidade: Literatura
Atividades: conto e poesia de cordel
OBSERVAÇÃO
 Modalidade:
Artes Visuais
Atividades: pintura
Podem ocorrer alterações quanto ao número de atividades ou modalidades.
 Modalidade:
Artes Cênicas
Atividade: esquete teatral
 Modalidade: Composição
Atividades: música



O ideal é que as temáticas correspondentes ao PETECA sejam inseridas nas diferentes disciplinas, de modo transversal aos currículos escolares, como pressupõe o 5º parágrafo do artigo 32 da Lei nº 9.394/94 (LDB). Também é importante ir além do material didático fornecido pelo MPT (Projeto MPT na Escola), usando para tal fim cartilhas, jornais, revistas e cartazes, além de todo o potencial que as diferentes mídias ofertam, isto para estudar o cotidiano da temática “trabalho infantil”.


8.     ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O TRABALHO INFANTIL

8.1   PROTEÇÃO INTEGRAL E FORMAS DE TRABALHO INFANTIL

De acordo com o artigo 227 da Constituição Federal, 
é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente,
 com absoluta prioridade:


· O direito à vida;
· O direito à cultura;
· O direito à saúde;
· O direito à dignidade e ao respeito;
· O direito à alimentação;
· O direito à liberdade;
· O direito à educação;
· O direito à convivência familiar e comunitária;
· O direito ao lazer;
· O direito à cultura;
· O direito à profissionalização;
· Além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.


8.2     O TRABALHO INFANTIL MANIFESTA-SE DE MUITAS FORMAS, DENTRE ELAS...


a) Trabalho infantil na agricultura:   atividades em culturas diversas, tais como tomate, fumo, laranja, cana-de-açúcar, mandioca...
b) Trabalho infantil na indústria, no comércio e nos serviços: atividades relativas às diversas formas de indústria (artesanais ou sofisticadas), supermercados, bares, lojas em geral, oficinas mecânicas...
c)  Trabalho infantil nas ruas: atividades como flanelinha, catador de lixo, vendedores de balas, engraxates, entregadores de panfletos, mendicância...
d) Trabalho infantil doméstico: atividades realizadas em residências, onde cumprem tarefas de adultos, tais como arrumar toda a casa, cuidar de outras crianças, cozinhar, lavar, passar...



8.3  QUANDO O TRABALHO INFANTIL É CRIME

No Brasil, o trabalho infantil em geral não é enquadrado como crime. 
Entretanto, algumas das formas mais nocivas de trabalho infantil são tipificadas como crime. Entre elas estão:
   

a)Trabalho infantil escravo:
reduzir o trabalhador à condição análoga à de escravo, por meio de trabalhos forçados, jornada exaustiva ou condições degradantes de trabalho (artigo 149 do Código Penal), com a agravante de se tratar de criança ou adolescente (§ 2º, item I). A agravante foi introduzida pela Lei nº 10.803, de 11/12/2003, e aumenta a pena em metade.


b)     Maus-tratos 
(artigo 136 do Código Penal):  expor a perigo a vida ou a saúde de criança ou adolescente, sob sua autoridade, guarda ou vigilância, sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado. Se a pessoa for menor de 14 anos, há ainda a agravante do § 3º, introduzida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90), que aumenta a pena em um terço.

c)     Exploração sexual de crianças e adolescentes: 
é considerada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) como uma das piores formas de trabalho infantil. É crime previsto no artigo 244-A do ECA.

d)     Pornografia envolvendo crianças e adolescentes: 
crime previsto nos artigos 240 e 241 do ECA.

e)     Venda ou tráfico envolvendo crianças e adolescentes: 
crime previsto no artigo 239 do ECA.



8.4  PREJUÍZOS DO TRABALHO INFANTIL PARA A CRIANÇA E PARA A SOCIEDADE

O trabalho precoce infantil interfere diretamente
 em seu desenvolvimento físico, emocional e social:


a)     Físico 
foi comprovado que meninos e meninas trabalhadores estão mais sujeitos a sofrer acidentes, mais propensos a sentir dores musculares, a ter deformações ósseas e sofrem, com frequência, de dores de cabeça e de coluna, fadiga excessiva, insônia e mutilações.

b)     Moral
os danos morais da exploração no trabalho infantil, causados pelos anos de expropriação das etapas essenciais para seu desenvolvimento pleno, traz como consequências o sofrimento, o sentimento de abandono e de indiferença, de baixa autoestima e de perda de referência de identificação.

c)     Social 
os danos sociais causados pelo trabalho infanto-juvenil são atraso e evasão.

d)     Escolar 
contribuindo para uma futura inserção desqualificada no mundo do trabalho.  Crianças e adolescentes que não estudam vão constituindo uma força de trabalho desqualificada para as atividades produtivas, seja no comércio, na indústria, na agricultura, no setor de serviços ou para as profissões liberais.



Ao mesmo tempo, ao serem inseridos no mundo do trabalho, meninos e meninas são impedidos de viver a infância e a adolescência, sem ter assegurados seus direitos de lazer e de educação. Isso dificulta a vivência de experiências fundamentais para seu desenvolvimento, além de comprometer seu bom desempenho escolar – condição cada vez mais necessária para a transformação dos indivíduos em cidadãos capazes de intervir na sociedade de forma crítica, responsável e produtiva.

A erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente é dever de todos: da família, da sociedade e do Estado. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que a atuação dos órgãos e entidades que integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) deve se dar de forma articulada, de modo a garantir a efetiva promoção, defesa e controle social desses direitos. Em Beberibe, várias entidades trabalham em prol da criança e do adolescente, eis algumas:  secretarias municipais, CMDCA, CMETI, FETIBE, CONTUBE, CMAS, CME, PPAC/Selo Abrinq, Selo UNICEF, sindicatos (SINDIRVE/BE, APEOC, STR), dentre outros.



8.5      A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

A aprendizagem, neste caso, é o ensino técnico-profissional, um processo educativo que, além da formação geral, fornece estudos de caráter técnico e aquisição de conhecimento e aptidões práticas relativas ao exercício de certas profissões. Tal ensino é prestado por entidades do Sistema ‘S’, por organizações não-governamentais e governamentais (como a EEEP Pedro de Queiroz Lima). A aprendizagem deve conter os seguintes requisitos: a) alternância entre a teoria e a prática; b) metodologia (módulos ordenados com um programa em que se passa do menos complexo para o mais complexo); c) orientação de um responsável (pessoa física/jurídica); d) ambiente adequado (pessoal docente e aparelhagem).

A aprendizagem é adquirida sob responsabilidade da empresa que celebra um contrato com cláusula de aprendizagem. O contrato de aprendizagem deve assegurar ao adolescente: a) garantia de acesso/frequência obrigatória ao ensino regular; b) atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente, tendo em vista que a pessoa que o executa está em fase de desenvolvimento físico, psíquico, moral e social; c) horário especial para exercício das atividades.

O adolescente, na condição de aprendiz, tem direito à assinatura da carteira de trabalho, ao salário mínimo/hora e demais direitos trabalhistas, inclusive FGTS (2%). O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, por prazo determinado, que não pode ultrapassar dois anos, devendo prever expressamente o programa de aprendizagem e as condições de sua realização.











9.        DADOS DO PETECA EM BEBERIBE

a.       DADOS DA PREFEITA E DA(O) SECRETÁRIA(O) DE EDUCAÇÃO
Município:           BEBERIBE / CE
Prefeito(a):             MICHELE CARIELLO DE SÁ QUEIROZ ROCHA
Secretário(a) de Educação:          BERENICE AMORIM CARNEIRO
Fone: (85) 3338 2530
Celular:  
Endereço da Secretaria:           AV. MARIA CALADO, S/Nº, CENTRO ADMINISTRATIVO DR. JOSÉ QUEIROZ FERREIRA, 2º ANDAR
Bairro:           CENTRO
CEP:             62840-000
E-mail:             seduc@beberibe.ce.gov.br
                         smebeberibe@hotmail.com 

b.       DADOS DO(A) COORDENADOR(A) MUNICIPAL DO PROGRAMA
Nome:             ONÉSIMO REMÍGIO DE FREITAS FILHO
Fone: (85) 3338 2530
Celular: (85) 9921 9912 / (85) 8697 6898







.        


C.NÚMEROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALCANÇADOS PELAS AÇÕES DO PETECA EM BEBERIBE  
ANO 2014
DISTRITO
MAT.
PRÉ
 I
PRÉ
II
ATC
EJA
I
EJA
II
AEE
TOT.
SEDE
162
232
307
483
356
387
374
414
420
415
433
387
0
0
84
0
4.454
SUCATINGA
101
128
130
226
140
153
154
148
167
165
160
146
0
0
0
0
1.818
PARIPUEIRA
32
66
83
165
106
115
111
130
128
118
102
113
0
20
15
0
1.304
PARAJURU
39
52
50
93
54
67
28
71
42
61
59
60
0
15
0
0
691
FORQUILHA
19
32
45
78
42
54
52
68
70
48
63
56
0
23
42
0
692
ITAPEIM
12
24
33
68
56
66
48
60
45
81
74
57
0
0
0
0
624
S. DO FÉLIX
51
74
77
124
86
105
100
102
78
74
82
68
0
23
15
0
1.059
TOTAL
416
608
725
1.237
840
947
867
993
950
962
973
887
0
81
156
0
10.642
TOTAL ED. INFANTIL
1.749

TOTAL ENS. FUNDAMENTAL I
4.884

TOTAL ENS. FUNDAMENTAL II
3.772

TOTAL ATIVIDADE COMPLEMENTAR
0

TOTAL EJA I
81


TOTAL EJA II
156

TOTAL ATEN. EDUC. ESPECIALIZADO
(Já consta no número total da Ed. Inf., Ens. Fund. I e II).

TOTAL GERAL
10.642

FONTE: Secretaria Municipal de Educação (Pré-matrícula 2014, março de 2014)



d.        ALUNOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARTICIPANTES DA CAPACITAÇÃO DO PROJETO PETECA




UNIDADE ESCOLAR – LOCALIDADE
NÚMERO POR MODALIDADES

CREC.
ED. INF.
ENSINO FUND. I
ENSINO FUND. II
ENSINO MÉDIO
EJA ENS. FUND.
EJA ENS. MÉDIO
TOTAL
EEM ANA FACÓ – BEBERIBE
---
---
---
---
1.100
---
---
1.100
EEEP PEDRO DE QUEIROZ LIMA – BEBERIBE
---
---
---
---
506
---
---
506
EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUSA – SUC.
---
---
---
---
1.015
---
---
1.015
COLÉGIO VICENTE DOURADO – BEBERIBE
---
---
---
---
---
---
---
---
MUNDO DO SABER – BEBERIBE
---
---
---
---
---
---
---
---
ESPAÇO EDUCAR – MORRO BRANCO
---
---
---
---
---
---
---
---
ARCA DA PAZ – SUCATINGA
---
---
---
---
---
---
---
---
TOTAL
---
---
---
---
2.621
---
---
2.621
FONTE: Direção das Escolas.      









e. PARCEIROS PETECA/MPT na Escola
PETECA
Coordenação Municipal do PETECA         Projetos Educacionais         Núcleos Pedagógicos (SME)
O PETECA entra na composição dos Núcleos Pedagógicos da SME. São os Núcleos Pedagógicos que auxiliam na abordagem pedagógica do material do PETECA e selecionam os trabalhos representativos das escolas.
CMETI
Comissão Municipal pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente de Beberibe
FETIBE
Fórum Municipal pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente de Beberibe
O FETIBE é um dos instrumentos de sensibilização, denúncia e debate sobre as políticas públicas pela erradicação do trabalho infantil e de outros temas ligados aos Direitos Humanos.
SME/BE
Secretaria Municipal da Educação
SASC/BE
Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
SMS
Secretaria Municipal da Saúde
CMDCA
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente
CONTUBE
Conselho Tutelar de Beberibe
SETCULT/BE
Secretaria Municipal de Turismo e Cultura
GABINETE/PMB
Gabinete da Prefeitura Municipal de Beberibe (Chefia do Gabinete; Secretaria Especial do Gabinete)
SELO UNICEF
Articulação municipal do Selo Unicef
PPAC
Articulação Municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança/SELO ABRINQ
PME
Programa Mais Educação
PSE
Programa Saúde na Escola
OUTROS
Escolas, sindicatos, associações, Câmara Municipal de Vereadores, demais secretarias municipais, ONGs, igrejas...





f) ENTIDADES CONVIDADAS A SEREM PROTAGONISTAS DO PETECA EM BEBERIBE – EDIÇÃO 2014
                N.º
INEP
ESCOLA

Nº DE PARTIC.
BEBERIBE (SEDE)
LOCALIDADE
16
01
23058455
EMEF ADÉLIA BARROS COLAÇO
LAGOINHA
1
02
23204206
EMEF DES. PEDRO DE QUEIROZ
BEBERIBE
2
03
23058536
EMEF EMÍDIO PAULO DE ALMEIDA
PONTA D' ÁGUA I
1
04
23058579
EMEF GERMANO JOSÉ DO NASCIMENTO
ONOFRE
1
05
23058587
EMEF IRANISE BESSA DE QUEIROZ
BEBERIBE
1
06
23058617
EMEF JOSÉ BESSA
MORRO BRANCO
1
07
23058668
EMEF JOSÉ ROLDÃO DE OLIVEIRA
CAETANOS
1
08
23058684
EMEF LUIS GONÇALVES
CHORÓ
1
09
23058692
EMEF MÁRIO ALENCAR
CHORÓ SOEVER
1
10
23058609
EMEF PEDRO DE QUEIROZ FERREIRA
SÍTIO LUCAS
1
11
23058641
EMEF SÃO VICENTE
PONTA D' ÁGUA II
1
12
23244003
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
BEBERIBE
1
13
23231203
CEI PRIMEIROS PASSOS
BEBERIBE
1
14
23242299
CEI DEUZINDA NOGUEIRA GAMA
MORRO BRANCO
1
15
23242205
CEI UMA PONTE PARA O MUNDO
CHORÓ
1
OUTROS – SEDE (ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PARTICULARES)
39
16

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
BEBERIBE
7
17

EEM ANA FACÓ
BEBERIBE
1
18

EEEP PEDRO DE QUEIROZ LIMA
BEBERIBE
1
19

CVD – COLÉGIO VICENTE DOURADO
BEBERIBE
1
20

MUNDO DO SABER
BEBERIBE
1
21

ESPAÇO EDUCAR
MORRO BRANCO
1
23

CENTRO VOCACINAL TECNOLÓGICO (CVT/UAB)
BEBERIBE
1
(a)

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL PROFA. DIDO FACÓ
BEBERIBE
1
(b)

CREAS
BEBERIBE
2
(c)

CRAS LITORAL 1
BEBERIBE
2
(d)

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
BEBERIBE
1
(e)

CONSELHO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
BEBERIBE
1
(f)

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
BEBERIBE
1
(g)

NÚCLEO DE APOIO SAÚDE DA FAMÍLIA
BEBERIBE
1
(h)

SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE
BEBERIBE
1
(i)

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, URB. E MEIO AMBIENTE
BEBERIBE
1
(j)

SECRETARIA DE DES. RURAL, AQUICULTURA E PESCA
BEBERIBE
1
(k)

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
BEBERIBE
1
(l)

CMDCA
BEBERIBE
1
(m)

CONTUBE – CONSELHO TUTELAR
BEBERIBE
1
(n)

CMETI – COMISSÃO MUN. PELA ERRADICAÇÃO DO TRAB. INFANTIL
BEBERIBE
2
(o)

FETIBE – FÓRUM PELA ERRADICAÇÃO DO TRAB. INF. DE BEBERIBE
BEBERIBE
1
(p)

ASCOM – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PMB
BEBERIBE
1
(q)

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
BEBERIBE
1
(r)

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS
BEBERIBE
1
(s)

SINDISERV/BE
BEBERIBE
1
(t)

PROJETO COM AMOR
BEBERIBE
1
(u)

SELOS DE RECONHECIMENTO (PPAC/ABRINQ; UNICEF, ODMs)
BEBERIBE
1
(v)

MINISTÉRIO PÚBLICO
BEBERIBE
1
(w)

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
BEBERIBE
-
(x) (y)

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
BEBERIBE
1
SUCATINGA
9
24
23059532
EMEF CASTRO ALVES
LAGOA DE DENTRO
1
25
23059540
EMEF CONRADO MANUEL DOS SANTOS
CÓRREGO DO MOREIRA
1
26
23059575
EMEF JOSÉ DE ANCHIETA
BARRA DA SUCATINGA
1
27
23059583
EMEF JOSÉ FCO DAS CHAGAS
LAGOA FUNDA
1
28
23207370
EMEF MANUEL DE LIMA
SUCATINGA
1
29
23059591
EMEF MANUEL FERREIRA DA FONSECA
PIQUIRI I
1
30
23059664
EMEF RAIMUNDA CARNEIRO
URUAÚ
1
31
23242191
CEI RAIMUNDO NOGUEIRA COSTA
SUCATINGA
1
32
23220147
CEI AMOR E VIDA
URUAÚ
1
OUTROS – SUCATINGA (MUNICIPAL E PARTICULAR)
2
33

EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUSA
SUCATINGA
1
34

ARCA DA PAZ
URUAÚ
1
PARIPUEIRA
7
35
23059079
EMEF BOM JESUS DOS NAVEGANTES
PRAINHA DO CANTO VERDE
1
36
23059184
EMEF DR. JOSÉ THEMIO BEZERRA
PALMEIRA
1
37
23207345
EMEF ERNESTO GURGEL VALENTE
PARIPUEIRA
1
38
23059230
EMEF FRANCISCO CORREIA LIMA
CÓRREGO DO SAL
1
39
23059133
EMEF ISABEL PINHEIRO LIMA
JUAZEIRO
1
40
23059168
EMEF JOSÉ ANSELMO DE ALMEIDA
QUATRO BOCAS
1
41
23242213
CEI SEMENTES DO AMANHÃ
PARIPUEIRA
1
OUTROS – PARIPUEIRA (MUNICIPAL)
2
(y)

CRAS LITORAL 2
PARIPUEIRA
2
PARAJURU
3
42
23058960
EMEF MONS. J. J. DOURADO
PARAJURU-SEDE
1
43
23207361
EMEF RDº JOVENTINO DO VALE
PARAJURU-SEDE
1
44
23248459
CEI STELLA MARIS
PARAJURU-SEDE
1
FORQUILHA
2
45
23059362
EMEF MARIA CLEMENTE DA SILVA
MEDEIROS
1
46
23058919
EMEF SÃO BERNARDO
FORQUILHA
1
ITAPEIM
3
47
23058846
EMEF JOÃO RODRIGUES DO NASCIMENTO
JATOBÁ
1
48
23058765
EMEF JOSÉ DE ALENCAR
ANDREZA
1
49
23207337
EMEF RAUL BARBOSA
ITAPEIM
1
SERRA DO FÉLIX
5
50
23059265
EMEF BENEDITO EVARISTO PINHEIRO
SERRA DO FÉLIX
1
51
23059273
CENTRO DE EDUC. MUN. BETESDA
BOQUEIRÃO DO CESÁRIO
1
52
23059303
EMEF GREGÓRIO BEZERRA DA SILVA
LAGOA QUEIMADA
1
53
23059346
EMEF JOSÉ   CORDEIRO
SURUBIM
1
54
23242280
CEI - CRESCENDO E APRENDENDO
SERRA DO FÉLIX
1
OUTROS – SERRA DO FÉLIX
2
(z)

CRAS SERTÃO
SERRA DO FÉLIX
2
TOTAL
90

 

10.     BLOG DE REGISTRO DAS ATIVIDADES DASDO PETECA EM BEBERIBE



No Emblogone (Escolas Municipais – Blog One) encontram-se links de outros blogs e sites, como Peteca, MPT na Escola e outros. Parte dos textos aqui presentes podem ser aprofundados. Também outros recursos podem ser acessados, como vídeos e livros.




11.     PLANO DE TRABALHO ANUAL (Plano de Ação) – ANO 2014




PLANO DE AÇÃO DO PETECA – O PTA resume as ações do PETECA para o ano de 2014.

                AÇÃO
OBJETIVO
PERÍODO
RESPONSÁVEL
OBSERVAÇÃO
ACOMPNHAMENTO
AVALIAÇÃO
Participação no FEETI
Tomar consciência da situação do trabalho infantil.
O ano todo
(Calendário do FEETI)
SME/SASC
PETECA
Coord. do PETECA
Secretários Municipais
Prefeita Municipal
Selos de reconhecimento
Outros
Registros diversos.
Participação na ACEPETI
Participar da construção da Agenda Cearense de Erradicação do Trabalho Infantil.
O ano todo
(Calendário da ACEPETI)
Primeiros encontros:
20, 21 de março
SME/SASC
PETECA
Selos de reconhecimento
Coord. do PETECA
Secretários Municipais
Prefeita Municipal
Selos de reconhecimento
Outros
Registros diversos; cumprimento das atividades da ACEPETI.
Participação na CMETI
Acompanhar as atividades da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil.
O ano todo
(Calendário da CMETI)
SME/SASC
CMDCA/Contube
PETECA
Coord. do PETECA
Outros
Registros diversos; cumprimento das atividades da CMETI.
Ações intersetoriais com as Secretarias Municipais e outros órgãos/entidades locais
Participar das ações agendadas pelas Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Cidadania, Saúde, Juventude e Esporte, Turismo e Cultura, e pelo CMDCA, CONTUBE, CMETI, MPT e outros, na condição de apoio ou palestrante ou convidado, mesmo os não especificados neste Plano.
O ano todo
Coordenação Municipal do PETECA
Campanhas, panfletagem, projetos, programas, seminários, palestras, atividades escolares e extraescolares.
Registros diversos; relatórios.
Contribuição em eventos escolares locais, ou estaduais e nacionais, ligados às ações em defesa dos direitos da criança e do adolescente e aos direitos humanos em geral
Participar de eventos e desenvolver atividades relacionadas à erradicação do trabalho infantil, e aos direitos humanos em geral, promovidos em escolas locais, e por outras entidades públicas e privadas de caráter local, estadual e nacional.
O ano todo
SME
Coord. do PETECA
Coord. do PETECA
Selos de reconhecimento
Outros
Registros diversos; participação, promoção, relatórios.
Cooperação no Educarfolia 2014
(Pré-carnaval e campanha)
Cooperar em diferentes atividades ligados ao Educarfolia.
21 de fevereiro
SME/SASC/SEJUV
SETCULT/SMS
CMDCA/Contube
PETECA/Agrinho
PPAC-Selo Abrinq Selos Unicef/PCA
Outros
Coord. do PETECA
Projeto Com Amor (PCA)
Secretários Municipais
Selos de reconhecimento
Outros
Registros diversos; cumprimento das atividades do Educarfolia; relatório.
Reunião dos Secretários Municipais de Educação
Aprovar agenda de eventos do PETECA para 2014.
28 de fevereiro
MPT
Participação da coordenação municipal.
Participação.
Reunião de coordenadores municipais do PETECA
Capacitar os coordenadores municipais para o desenvolvimento do PETECA em seus municípios de origem.
14 de março
MPT
Participação: representação do Setor de Projetos da SME de Beberibe
Participação; registros diversos.
Apresentação do Plano de Ação do PETECA
Apresentar à Coordenação Estadual do Peteca o PTA/Plano de Ação municipal.
31 de março
Coordenação Municipal do PETECA.
Elaboração: PETECA local; SME; CMDCA; CMETI.
Cumprimento e divulgação do documento
Planos de Ação das escolas
Supervisionar, direcionar e participar na elaboração dos planos de ação das escolas relacionadas com o PETECA.
Abril
Núcleos Gestores
SME/Núcleos Pedagógicos
Coord. do PETECA
Elaboração: escolas
Planos escolares; registros diversos.
Capacitação municipal do PETECA
Capacitar os coordenadores e multiplicadores escolares para o desenvolvimento do PETECA nas escolas do município.
24 de abril
Coord. do PETECA
Núcleos Gestores
SME/Núcleos Pedagógicos
Núcleos Pedagógicos
Programa Mais Educação
Programa Saúde na Escola
Projeto Com Amor (PCA)
SASC/CMDCA/Contube
PPAC/Selo Unicef
Registros diversos; cumprimento das atividades; relatório.
Dia do Empregado(a) Doméstico(a)

Realizar atividades nas escolas relativas ao trabalho infantil doméstico
27 de abril
Núcleos Gestores
SME/Núcleos Pedagógicos
Coord. do PETECA
Realização de atividades escolares sobre o trabalho infantil doméstico.
Registros diversos; relatórios.
Visitas às escolas
Estabelecer cronograma de visitas e auxiliar no desenvolvimento do PETECA nas escolas municipais com palestras, apresentação de slides, reunião com pais e responsáveis, presença nas culminâncias, e outros.
Abril e maio
Coord. do PETECA
Núcleos Gestores
SME/Núcleos Pedagógicos
Escolas com o PETECA, SME, SMASC, SMS, CMDCA, CMETI e
Contube
Registros diversos; relatório.
Atualização da Agenda ETI 2013-2016

Organizar/atualizar a Agenda Municipal Intersetorial para a Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Proteção ao Trabalhador Adolescente (Agenda ETI)
Mês de início das atividades;
Abril
CMDCA/Contube
CMAS/CMETI
Coord. do PETECA SME/SASC/SMS
SEJUV e outros
Agenda Municipal ETI 2013-2016
Documento: Agenda; aplicação, cumprimento das ações; registros diversos; relatórios.
Registro das escolas do PETECA
Identificar cada escola e registrar as escolas que integrarão o PETECA 2013.
Abril e maio
Coord. do PETECA
Registro junto ao MPT/PETECA.
Registro junto ao MPT.
Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – PMETI
Colaborar na formulação do PMETI.
Mês de início das atividades:
Abril
CMDCA/Contube
CMAS/CMETI
Coord. do PETECA SME/SASC/SMS
SEJUV e outros
Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente
Documento: PMETI; registros diversos; relatório.
Plano Municipal da Infância e da Adolescência – PMIA
Colaborar na formulação do PMIA.
Até dezembro
CMDCA/Contube
CMAS/CMETI
Coord. do PETECA SME/SASC/SMS
SEJUV e outros
Plano Municipal da Infância e da Adolescência
Documento: PMIA; registros diversos; relatório.
Promoção e participação no FETIBE
Contribuir e promover o Fórum Municipal pela Erradicação do Trabalho Infantil.
Datas propostas:
22 de maio
2 de setembro
10 de dezembro
CMDCA/Contube
CMAS/CMETI
Coord. do PETECA SME/SASC/SMS
SEJUV e outros
Coord. do PETECA
Secretarias Municipais
Selos de reconhecimento
SME, SMASC, SMS, CMDCA, CMETI
Contube, outros
Registros diversos; cumprimento das atividades do FETIBE; relatório; reportagem.
Realização das atividades do Dia Nacional de Enfrentamento À Violência Sexual
Realizar atividades que abordem a exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil.
18 maio
Núcleos Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
Desenvolver atividades relacionadas com a data
Relatório; registros diversos.
Realização das atividades do PETECA em sala de aula
Acompanhar, divulgar, supervisionar e gerenciar as ações escolares relacionadas diretamente com o PETECA, especialmente nas escolas públicas municipais.
Até 31 de maio.
Coord. do PETECA
Núcleo Gestor
SME
COLABORADORES:
Coord. do PETECA
Secretarias Municipais
Selos de reconhecimento
SME, SMASC, SMS, CMDCA, CMETI
Contube, outros
Relatório; registros diversos.
Realização das atividades alusivas ao Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil
Promover, participar, divulgar e incentivar campanha e/ou atividades referentes ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
2 a 11 de junho
Coord. do PETECA
Núcleos Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
CMDCA/CMETI
SASC/Contube
Selos de Reconhecimento
PROMOTORES:
Coord. do PETECA
Secretarias Municipais
Selos de reconhecimento
SME, SMASC, SMS, CMDCA, CMETI
Contube, outros
Registros diversos; relatórios escolares; reportagem.
Recebimento das atividades escolares
Receber, catalogar e guardar as atividades escolares selecionadas nas escolas.
2 a 11 de junho
Coord. do PETECA
Núcleos Pedagógicos
As atividades sob responsabilidade da SME
Registros diversos; catálogo.
Avaliação e seleção dos trabalhos para representarem o município no Prêmio PETECA 2014
Gerenciar a seleção das atividades escolares para representarem o município no Prêmio PETECA 2014.
14 a 18 de julho
Coord. do PETECA
Núcleos Pedagógicos
A SME seleciona as atividades, a partir dos Núcleos Pedagógicos
Registros diversos; registro no sistema do MPT; relatório.
Realização das atividades alusivas ao
Dia do Eca
Realizar as atividades alusivas aos 24 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
13 de julho
14 a 18 de julho
Núcleos Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
Desenvolver atividades relacionadas com a data
Relatório; registros diversos.
Inscrições para o Prêmio Peteca 2014
Inscrever as atividades selecionadas para representar o município no Prêmio Peteca 2014 no sistema do MPT.
15 de julho
a
15 de agosto
Coord. do PETECA
Núcleos Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
Registro e envio das atividades escolares selecionadas pelos Núcleos Pedagógicos da SME.
Registro das atividades no sistema do MPT; relatório.
Participação nos desfiles escolares da Semana da Pátria
Promover a participação das atividades ligadas ao PETECA e temáticas relacionadas ao trabalho infantil nos desfiles escolares comemorativos da Independência do Brasil.
1º a 15 de setembro
Coord. do PETECA
Núcleos Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
SME, Escolas
Coord. do PETECA
Secretarias Municipais
Selos de reconhecimento
CMDCA, CMETI
Contube, outros
Registros diversos; relatório; reportagem.
Avaliação dos trabalhos inscritos no Peteca e divulgação dos semifinalistas do Prêmio Peteca 2014
Acompanhar os resultados da avaliação dos trabalhos semifinalistas e noticiá-los a partir dos resultados divulgados pelo MPT/PETECA.
Setembro
MPT/PETECA
Divulgação dos semifinalistas: Ministério Público do Trabalho e parceiros do PETECA.
Relatório; registros diversos.
Realização das atividades alusivas ao
Dia da Criança
Realizar atividades focando o trabalho infantil como uma violação dos direitos da criança e adolescente.
12 de outubro
Núcleos Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
Desenvolver atividades relacionadas com a data
Relatório; registros diversos.
Avaliação dos trabalhos semifinalistas e divulgação dos finalistas
Acompanhar os resultados da avaliação dos trabalhos semifinalistas e noticiar os finalistas a partir dos resultados divulgados pelo MPT/PETECA.
Outubro
MPT/PETECA
Divulgação dos finalistas: Ministério Público do Trabalho e parceiros do PETECA.
Relatório; registros diversos.
Realização das atividades alusivas ao Dia da Declaração dos Direitos da Criança
Realizar atividades para divulgação da Declaração dos Direitos da Criança 
20 de novembro
Núcleos Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
Desenvolver atividades relacionadas com a data
Relatório; registros diversos.
Realização do Prêmio Peteca 2014
Acompanhar a premiação dos finalistas do Prêmio Peteca 2014.
Novembro
MPT/PETECA
Premiação dos finalistas: Ministério Público do Trabalho e parceiros do PETECA.
Presença; registros diversos; relatório.
Realização das atividades alusivas ao
Dia Da Declaração Dos Direitos Humanos
Pautar o trabalho infantil como uma grave violação dos direitos humanos
10 de dezembro
Núcleos Gestores SME/Núcleos Pedagógicos
Desenvolver atividades relacionadas com a data
Relatório; registros diversos.
Encerramento das atividades municipais
Apresentar as atividades das escolas, as escolhidas na seleção municipal e as premiadas, se houver, após as definições do Prêmio PETECA 2014.
Proposta:
Primeira quinzena de dezembro
Escolas, PETECA, SME, Projeto Com Amor
Apresentação na praça da matriz dos trabalhos escolhidos nas escolas e os premiados, se houver.
Registros diversos; reportagem.
Cooperação no Educarfolia 2015
(Pré-carnaval e campanha)
Cooperar em diferentes atividades ligadas ao Educarfolia, valorizando os trabalhos realizados nas escolas em 2014.
Pré-carnaval de 2015
(Fevereiro/2015)
SME/SASC/SEJUV
SETCULT/SMS
CMDCA/Contube
PETECA/Agrinho
PPAC-Selo Abrinq Selos Unicef/PCA
Outros
Cooperar na formação dos blocos e campanha que antecedem o carnaval.
Registros diversos; reportagem.


 













12.     AGENDA MUNICIPAL – AGENDA ETI 2013/2016 (atualização em abril)

Agenda da Comissão Municipal para a Erradicação do trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente – CMETI, para acompanhamento e atividades na escola.

AÇÃO
OBJETIVO
PERÍODO
RESPONSÁVEL
OBSERVAÇÃO
Acompanhamento dos Assentamentos na área rural.
Identificar os possíveis casos de trabalho infantil (cultivo e colheita da mandioca, feijão, castanha e caju)
Janeiro a junho 2013
(Plantio e colheita)
CMETI e Secretaria de Agricultura e Pesca
Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Não existe progresso do PETI nos assentamentos
Visitas in loco com os profissionais da área de Assistência Social e Conselho Tutelar (Nos pontos turísticos do município).
Alertar as famílias que estão cadastradas nos programas do governo quanto ao não cumprimento das normas e perda dos benefícios e outros.
Janeiro
Julho
Dezembro
Secretaria de Turismo
Secretaria de Assistência
Conselho Tutelar
Transporte e Alimentação
Palestras por segmentos (Igrejas, Escolas e Associações) – Distritos e Sede do Município.
Mobilizar conscientizar as famílias do trabalho infantil
1º Sem. (Sede)
2º Sem. (Distritos)
Conselho Tutelar
CMDCA
CMAS
Transporte e Alimentação
Campanha de Sensibilização nas áreas de risco social e maior vulnerabilidade
Possibilitar momentos de esclarecimentos e discussões acerca do trabalho infantil
Maio
→ Dia 18
e
Junho
→ Dia 12
Secretaria de Assistência
Secretaria de Educação
Secretaria de Turismo
Secretaria de Saúde
Não deixando os outros meses de lado, podendo-se trabalhar também as campanhas.
Realização de busca ativa em todo território municipal (situação do trabalho infantil, a do trabalhador adolescente e exploração sexual)
Identificar situações de risco e irregularidades referentes ao trabalho infantil e o trabalhador adolescente
Durante todo o ano
Secretaria de Assistência
Secretaria de Educação
Secretaria de Turismo
Secretaria de Saúde
Os responsáveis irão fazer seus relatórios para posteriormente consolidá-los com todo o grupo
Formação Continuada dos membros da Comissão – CMETI
Capacitar e reciclar os conhecimentos acerca da temática
Semestral
Prefeitura Municipal de Beberibe
CMDCA
Em caráter de urgência devido à nova composição da comissão
Fonte: AGENDA PARA A ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
E PROTEÇÃO DO TRABALHADOR ADOLESCENTE




























MPT (Ministério Público do Trabalho)

Rua Padre Antonio Tomas, 2110 – Aldeota. 



















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