A REALIDADE É UM QUEBRA-CABEÇA UM POUCO MAIOR...

A REALIDADE É UM QUEBRA-CABEÇA UM POUCO MAIOR...
Blogue de assuntos variados: sociedade, cultura, história, atualidades...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

TRUMP VEM AÍ. E AGORA?


                                                  Onésimo Remígio



O que tratá Trump e sua trupe?
  

  



Por que parei para ouvir e comentar política americana? Porque a política americana mete o bedelho em tudo, inclusive em assuntos internos do Brasil. E a eleição de DT (Donald Trump) faz a gente se questionar sobre o que vem por aí pois, para o bem ou para o mal, o que ocorre no Império tem efeitos globais. Politicamente, o ator da campanha eleitoral foi engolido pelo personagem criado: Trump é, antes de tudo, um produto bem vendido que agora deve enfrentar o que pregou contra toda uma tradição política norte-americana.


Trump senta a vara na OTAN enquanto a política externa dos Estados Unidos se baseia em acordos institucionais de longa duração. Ele é um crítico contundente das Nações Unidas (e na corrida presidencial deixou isso bem claro!), enquanto os Estados Unidos se valem, apoiam e agem através de organismos internacionais (sempre que podem!).


Em campanha, ele defendeu o aumento do protecionismo à indústria, ao comércio e ao agronegócio norte-americanos enquanto, por outro lado, os Estados Unidos ajudaram a impor uma ordem internacional favorável ao livre comércio. Em reunião com Obama, ele afirmou “que os acordos comerciais trazem prejuízos ao país e às empresas americanas”.


O mais obsceno: Trump afirma que o direito internacional limita as ações dos Estados Unidos, porém os governos norte-americanos (em seus discursos) defendem o mesmo como mediador da relação entre os países. Mais obsceno ainda: suas ideias de política externa partem do umbigo norte-americano e para ele se voltam, propondo um perigoso discurso de isolamento unilateral (será?).


Trump vem aí. Talvez seja o oposto da fada madrinha com varinha de condão. O que podia ser um mero espetáculo de um homem polêmico tornou-se assunto sério para empresas de marketing e expectativa para os demais governantes do planeta. Por quê? Porque o Lobo Mau de conteúdo duvidoso devorou a Chapeuzinho Vermelho que teria mais qualidade para governar e, porque, afinal, governar o pais mais poderoso da atualidade não é um mero reality show... Ou será?


O que saíra desta caixa-preta se o homem Trump, no momento um misto de ogro e príncipe encantado (?), foi a resposta da América conservadora para um mundo que enfrenta uma onda de conflitos de radicalidades e intolerâncias? Trump não é Reagan, não é Bush, então que doutrina ele trará? Não falaremos de guerrilhas, inimigo número um, democratas, liberais, mercado financeiro e tudo/todo o mais porque a caixa-preta não foi aberta. Ou já está?


A mídia norte-americana (Dédalo) deu asas de cera ao seu Ícaro (Trump) que, espera-se, não teime em voar na direção ao Sol. A caixa-preta é aberta quando a aeronave cai. E parece que os Estados Unidos caíram naquilo que nós, brasileiros, denominamos "conto do vigário". Ou, numa referência aos mitos clássicos, ouviram o canto da sereia e então... 


Em relação ao Brasil, as palavras do magnata não são das melhores. Ele já afirmou que vai recuperar os empregos que China, Japão, Índia e Brasil roubaram dos americanos. Seu discurso atraiu todo tipo de eleitor, especialmente o branco, o xenófobo, o fundamentalista, o desempregado, a classe média arruinada e os grandes industriais e investidores. Veremos o que, de fato, trará Trump e a sua trupe...





segunda-feira, 11 de abril de 2016

https://theintercept.com/2016/04/11/assista-entrevista-exclusiva-com-ex-presidente-lula/
ENTREVISTA DE LULA

quarta-feira, 11 de março de 2015

SILICOGRAFIA, A ARTE DAS AREIAS COLORIDAS






A silicografia faz as areias coloridas de Beberibe, no Ceará, viajarem o mundo.






Beberibe é um município marcante. De belezas inesquecíveis, é uma terra dourada pelo sol o no inteiro, com um mar verde-turquesa quente, convidativo e praias com um colorido muito especial. Tem pessoa que a visita e, quando parte, leva as boas lembranças da terra; porém uma maioria leva a recordação através da arte das areias coloridas, a silicografia.

Falésia multicolorida. Morro Branco, Beberibe, Ceará, Brasil.
Beberibe é a terra das areias coloridas, com mais de dez tons naturais adornando seus belos cartões postais, como as praias do Morro Branco, das Fontes e Barra da Sucatinga. No litoral beberibense não existe monotonia, pois as cores alegram e chamam para a felicidade.



A arte da silicografia é antiga. É típica do Oriente Médio e se encontra em pleno desenvolvimento nas praias da Costa Leste cearense. Para alguns profissionais, a arte das areias coloridas recebe dois outros nomes: "cericografia" (a impressão de imagens no interior de recipientes de vidro transparente, que tem como corruptela “siricografia”), e arenogravura, termo criado por um grupo de artesãos a partir das palavras “arenosa” e “gravura”, visando melhor denominar a sua arte (¹).




As “garrafinhas de areia colorida” parecem mostrar um outro mundo. Algo como o Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia, na China (²) (³). Alguns alegam que a arte das areias coloridas ressurgiu na praia de Majorlândia, em Aracati/CE, e daí se expandiu para outras localidades costeiras do Nordeste brasileiro. Seja como for, em Beberibe a arte das areias coloridas encontrou mãos amantes nos artesãos que fazem o pó ganhar belas e fascinantes formas.

Geoparque Nacional Zhangye Danxia, China.

O motivo do encanto da silicografia está exposto nas cores quentes do labirinto das falésias do Morro Branco. Camada sobre camada, uma gradação se revela nos paredões do labirinto. Tantas nuances, somadas à habilidade do artesão, fazem das praias de Beberibe a Meca da arte com areias coloridas. Seja esta arte denominada silicografia, cericografia ou arenogravura a beleza é a mesma, sempre.







terça-feira, 3 de março de 2015