A REALIDADE É UM QUEBRA-CABEÇA UM POUCO MAIOR...

A REALIDADE É UM QUEBRA-CABEÇA UM POUCO MAIOR...
Blogue de assuntos variados: sociedade, cultura, história, atualidades...

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

COMO SÃO FEITAS AS PESQUISAS ELEITORAIS

Você já participou ou conhece alguém que tenha participado de uma pesquisa eleitoral? Muita gente tem dúvidas sobre a realização destas pesquisas, já que nunca nem sequer fez parte de alguma. Muitos realmente ficam de fora delas, mas existe uma explicação para isso. Entenda como é feita uma pesquisa eleitoral, por que ela é importante e entenda: afinal elas são ou não confiáveis? Para começar, veja o nosso infográfico, que explica como funciona o processo de uma pesquisa:

QUAL A FUNÇÃO DE UMA PESQUISA ELEITORAL?

Primeiro, é importante saber que as pesquisas eleitorais não acontecem somente no período das eleições. Periodicamente são realizados levantamentos sobre a popularidade de candidatos e governantes. Você já deve ter visto, por exemplo, as pesquisas que mostram o índice de aprovação ou rejeição daquele politico da sua cidade ou estado. E quando falaram em antecipação das eleições, lembra das pesquisas que mostravam quem venceria a eleição para presidente, caso ela acontecesse ainda neste ano? Pois então, todas essas são pesquisas eleitorais.
Elas costumam ser encomendadas por grupos de mídia e são um importante instrumento na cobertura jornalística, antes e durante as eleições. As pesquisas também ajudam os partidos políticos a avaliarem o desempenho das suas campanhas e auxiliam o eleitor a analisar as chances de seu candidato vencer nas eleições.
É claro que no período eleitoral o número de pesquisas aumenta, sendo feitas diariamente em alguns lugares. Com tantas pesquisas, surge uma série de dúvidas sobre sua realização, principalmente sobre elas serem ou não confiáveis. Confira quais as etapas e os fatores utilizados pelos institutos de pesquisa para que os resultados obtidos sejam os mais confiáveis possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário