A REALIDADE É UM QUEBRA-CABEÇA UM POUCO MAIOR...

A REALIDADE É UM QUEBRA-CABEÇA UM POUCO MAIOR...
Blogue de assuntos variados: sociedade, cultura, história, atualidades...

quinta-feira, 29 de maio de 2014

AFRICANIDADES PARA QUÊ?





AFRICANIDADES 
PARA QUÊ?



Africanidades, segundo a Wikipédia, "é a amplitude e valorização da cultura africana, reconhecendo, valorizando, significando e ressignificando as práticas culturais africanas". Continua a definição: "Os debates sobre as africanidades estão fundamentados no conceito de etnia em contraposição ao de raça. O objetivo é construir um espaço de liberdade cultural onde a sociedade possa trabalhar a questão sem a idealização do dominador branco".






Encontrar na web ou em livros definições ou expressões sobre africanidades, afrodescendência, afrobrasileiros e equivalentes não é o maior problema da temática: o maior problema é o desconhecimento persistente dos significados e significantes destes termos. De fato, a superficialidade de muitas abordagens em sala de aula apenas reproduzem discursos dos livros didáticos ou atendem a datas comemorativas (de quê?).  







A Revista de História da Biblioteca Nacional (talvez a melhor do mercado editorial brasileiro na área), do mês de abril de 2014, traz um excelente texto de Danielle Bastos Lopes, intitulado "Não" para os Clichês, cujo subtítulo afirma que "a alteridade indígena e africana ainda é pouco conhecida pelos professores e retratada de forma superficial nos livros didáticos".










Nenhum comentário:

Postar um comentário